A indústria já possui em linhas gerais as definições técnicas relativas ao novo padrão de memórias HBM, usadas em placas de vídeo. A JEDEC, organização responsável pela definição de uma série de padrões para microeletrônicos, definiu algumas regras que devem delinear a segunda geração desse tipo de memória a ser encontrado, principalmente, nas principais placas de vídeo de NVIDIA e AMD.
Saiba como funcionam as memórias HBM usadas nas placas da AMD
O que é HBM2?
HBM2 é a segunda geração de padrão de memória, que substituirá o HBM, hoje usado apenas em placas Fiji da AMD, e o GDDR5, mais antigo, e que roda no PS4 e em um grande número de placas de vídeo atuais de Nvidia e AMD.
HBM é uma sigla para “high bandwith memory”, ou “memória de banda larga”, em tradução livre. O padrão foi criado para apresentar uma evolução, quando comparada ao GDDR5, oferecendo um maior volume de dados possíveis de serem trocados com o sistema do computador, mais espaço para armazená-los, menos latência, e um menor consumo de energia.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
O que muda com HBM2 em relação ao HBM?
O ponto central das novas especificações técnicas reside na largura de banda máxima possível para as novas memórias. Enquanto placas de vídeo equipadas com GDDR5 atingiam até 32 GB/s de velocidade, as HBM de primeira geração podem chegar a 128 GB/s, enquanto que as novas HBM2 atingirão impressionantes 256 GB/s.
Outra novidade é que os designs dessas memórias poderão contar com módulos de duas, quatro e até oito camadas. Cada camada pode ter de 1 a 8 GB de memória total. Caso a Nvidia e a AMD decidam tirar proveito ao máximo desse aspecto do HBM2, placas de vídeo com 32 GB de RAM seriam possíveis.
Em quais placas o HBM2 deve aparecer?
A Nvidia optou por não adotar o HBM de primeira geração em seus produtos, ao passo que a AMD restringiu sua aplicação apenas nas placas mais caras, que usam GPUs Fiji.
Essa situação deve mudar com o HBM2. A expectativa é de que esse novo tipo de memória RAM passe a equipar uma variedade bem maior de placas de vídeo, já que seus benefícios são bastante significativos.
Quando o HBM2 vai aparecer no mercado?
Essa é uma questão que depende de vários fatores. A regulamentação de especificações técnicas por parte do JEDEC é o primeiro passo para que os módulos desse tipo sejam criados, mas processos de desenvolvimento da indústria de semicondutores e testes podem ser longos, o que torna a adoção dessa tecnologia algo difícil de ocorrer ainda nos lançamentos das novas placas de vídeo Pasca
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Testamos a SUHD TV da Samsung: imagens quase perfeitas, mas o preço...
- Telegram: rival do WhatsApp libera supergrupos com 5 mil pessoas
- Problema no Xbox One? Console não liga e fica travando após atualização
- JBL PartyBox 300 vs PartyBox 200: compare ficha técnica das caixas de som
- PlayStation 3: veja como atualizar o console da Sony online e offline
- Street Fighter 5 Arcade Edition e Digimon estão nos lançamentos da semana
- Coldzera de 2017 ou s1mple de 2018? Veja qual jogador de CS:GO é melhor
- Como saber de que forma seus amigos reagiram a um post no Facebook
- ASUS lança Zenfone Selfie, ZenWatch 2 e mais novidades na Computex 2015
- Carregador com câmera espiã HD Mask funciona via Wi-Fi e grava em 1080p