O Twitter anunciou uma nova forma de exibir os tweets na timeline (recurso chamado de "histórico" em português). A partir desta semana, os usuários do microblog vão encontrar o recurso de "Exibir os melhores tweets primeiro". Com isso, os internautas verão logo de cara alguns conteúdos mais importantes, mas que não necessariamente são as atualizações mais recentes dos amigos.
O formato de visualização por relevância segue o padrão adotado pelo Facebook, em que o próprio sistema calcula a relevância dos posts e os exibe em uma ordem determinada eletronicamente. A novidade do Twitter vai contra a experiência de "tempo real" que os executivos sempre pregaram como sendo o DNA da plataforma. Ela entra em funcionamento nos apps para Android e iPhone (iOS), assim como na versão web do Twitter.
Nova timeline do Twitter usa algoritmos para decidir quais posts mostrar (Foto: Divulgação/Twitter)
Na última semana, quando rumores sobre o recurso começaram a circular, muitos usuários do Twitter reagiram de forma negativa à novidade com a hashtag RIPTwitter, uma vez que consideraram que a nova ferramenta tornaria o microblog muito parecido com o rival Facebook.
A novidade será implementada aos poucos em todas as contas da plataforma, em todo o mundo, e deve estar disponível no Brasil em poucos dias. O recurso virá habilitado automaticamente para todas as contas, mas cada usuário poderá desabilitar a exibição do "melhores tweets primeiro".
De acordo com o escritório do Twitter no Brasil, inicialmente os internautas deverão entrar nas configurações do perfil p
... ara conhecer o novo recurso. "Nas próximas semanas, ele será ativado pelo Twitter para os usuários, que receberão uma notificação em sua timeline." O microblog ressaltou que nenhum tweet deixará de ser exibido por causa da novidade.
Em nota, o Twitter afirmou que as pessoas tendem a tuitar e retuitar mais vezes, gerando mais conversas e comentários em tempo real.