O usuário interessado em reduzir o consumo elétrico do computador pode apelar para algumas configurações específicas, disponíveis na BIOS. As alterações racionalizam o uso da energia, aumentando autonomia em notebooks e fazendo os desktops gastarem um pouco menos.
Como montar um computador que não gaste muita energia
Para realizar essas configurações no PC e economizar energia, é importante conhecer antes as possibilidades da BIOS e ter em mente que, em alguns casos específicos, os procedimentos podem gerar conflitos. Confira como fazer o processo.
Antes de ver as regulagens possíveis, é importante lembrar que a BIOS varia bastante entre fabricantes. Isso significa que não há um padrão em relação aos recursos disponíveis, sendo bastante comum que as opções de gerenciamento de consumo simplesmente inexistam em alguns modelos, ou sejam agrupadas em planos pré-definidos.
Procure por Power Management
Depois de acessar a BIOS do seu computador, você deve buscar pelo menu "Power Management". Ali estarão concentradas as opções que definem o comportamento do PC durante uma série de situações, permitindo que alguma economia seja feita.
ACPI
Se a sua BIOS dá acesso a configurações de economia, é bem possível que essa opção esteja disponível. O ACPI regula o comportamento do PC quando entra em suspensão: se o método acionado é S1, seu computador continuará alimentando a memória e o processador de energia, mesmo quando estiver suspenso.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone
Para evitar isso, configure o método para S3. Dessa forma, quando o PC estiver hibernando, o consumo cairá drasticamente, já que a quantidade de energia necessária para manter o estado de suspensão será apenas o necessário para manter a placa-mãe em operação, algo em torno de 5 watts.
HPET Support
Se a sua placa-mãe disponibilizar esse recurso na BIOS, pode ser interessante garantir que esteja ativo (posição em “enabled”). Ativando esse dispositivo, o sistema operacional terá melhor rendimento para gerenciar tarefas em segundo plano. A tendência é que isso garanta um pequeno impacto positivo no consumo.
CPU
Algumas BIOS oferecem possibilidades de configuração para a alimentação do processador. Esse ponto é bem sensível: haverá impactos na performance da máquina, já que o processador terá que cortar um pouco de desempenho em situações de baixa demanda para economizar.
Se desejar seguir em frente mesmo assim, as configurações que você deve procurar estarão disponíveis em outro menu, o da própria CPU.
Se seu computador roda com processadores AMD, é interessante ativar o AMD Cool’n'quiet. Esse recurso gerencia melhor o comportamento da CPU em situações em que alta performance não é necessária, permitindo que o consumo seja racionalizado.
Outra possibilidade é o “Enhanced C1”. Esse recurso é basicamente o oposto ao overclock: permite a diminuição da alimentação do processador, provocando economia de energia, ainda que o desempenho seja penalizado.
Vale lembrar que se você pratica overclock de qualquer grau no seu PC, pode ser arriscado promover as alterações, pois podem causar conflito e um potencial enorme para uma série de travamentos e telas azuis.
BIOS UEFI
Se o seu computador roda com uma BIOS mai
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Samsung confirma assistente virtual Bixby e Samsung Pay Mini
- Xiaomi Mi 5 chega com processador e câmera potentes no MWC 2016
- Players de música para Android: lista traz cinco boas opções de download
- Lista traz franquias que começaram no PSOne e que mereciam remakes
- Galaxy S9: tudo que você precisa saber antes de comprar o celular Samsung
- Facebook mostra alerta de privacidade para todos os usuários; entenda
- Horta ‘smart’ cultiva alimentos sem muito esforço dentro de casa
- App para conversar em inglês com nativos: veja como usar o HiNative
- Overwatch: conheça as novas skins e saiba como consegui-las
- Internet 4G do Brasil fica mais lenta em ranking global de conexões