Perto do seu aniversário de dez anos, o Google Tradutor ganhou suporte a 13 novos idiomas, sendo capaz de traduzir conteúdo em mais de cem línguas diferentes, alcançando 99% de toda a população global. A atualização foi revelada na quarta-feira (17), em um post no blog do Google Translate.
O Google também explicou o processo usado para a adição de novos idiomas no sistema e aponta que, com a alteração, a plataforma de traduções se tornou capaz de atender a cerca de 120 milhões de novos usuários.
Google Tradutor traduz também imagens usando apenas o seu celular (Foto: Divulgação/Google)
Google Tradutor já tem 103 línguas
Os 13 novos idiomas são: amárico, chono, corsa, curdo, frisiano, gaélico escocês, havaiano, luxemburguês, pasto, quirguiz, samoano, sindi e xhosa. Segundo o Google, a melhoria fez com que sua ferramenta fosse capaz de atingir 99% da população do mundo, oferecendo traduções em 103 línguas.
O processo de adição de novos idiomas envolve um misto de tecnologia de aprendizagem de máquinas com intervenções da comunidade do Google Tradutor: o primeiro passo é que o novo idioma já deve ter uma quantidade considerável de textos escritos disponíveis na web. Desta forma, os robôs do serviço podem lê-los e identificar padrões, efetivamente aprendendo a língua.
Como este processo não é infalível, a comunidade é convidada a participar, corrigindo eventuais erros que a inteligência artificial possa cometer e melhorando o serviço. Segundo o Google, mais de três milhões de usuários já contribuíram com 200 milhões de palavras traduzidas.
... >
Adições expandem Google Tradutor para mais de cem idiomas (Foto: Reprodução/Google)