O Raspberry Pi chegou à terceira geração, dessa vez com mais potência e novos recursos. O menor e mais barato computador do mundo finalmente ganhou módulos de Wi-Fi 02.11n e Bluetooth 4.0 Low Energy integrados.
A velocidade de processamento também aumentou em cerca de 50% com uma nova CPU quad-core de 1,2 GHz (ARMv8 64-bits) – o chip anterior também tinha quatro núcleos, mas oferecia uma frequência de operação menor, de 900 MHz.
Raspberry Pi ganha nova geração com Wi-Fi e Bluetooth integrados, além de mais desempenho (Foto: Divulgação/Raspberry Pi)
Usuários agora podem usar Wi-Fi e Bluetooth sem precisar comprar acessórios, ativando os módulos facilmente por meio da interface gráfica Raspbian, que também deverá ser atualizada em breve com novas funções. Além disso, a novidade libera portas USB que antes precisavam ser ocupadas por adaptadores externos.
No restante das configurações, o Raspberry Pi 3 continua o mesmo da segunda geração. O PC traz 4 portas USB, HDMI, Ethernet, microSD, entrada de fone de ouvido de 3,5 mm, interface para câmera e vídeo e 40 pinos GPIO. O novo modelo também tem as mesmas dimensões da versão anterior (semelhante a
... um cartão de crédito mais espesso), o que facilita o upgrade de projetos já existentes que usam o mini-computador como “cérebro”.
O Raspberry Pi 3 é vendido online por três distribuidores autorizados, a US$ 35, equivalente a R$ 138,50 em conversão direta e sem considerar frete para o Brasil.