A Samsung apresentou dois novos monitores de tela curva que inauguram o uso da tecnologia FreeSync, da AMD, através de portas HDMI. Ao permitir que os usuários tirem proveito da taxa de atualização variável sem a necessidade de conexões do tipo DisplayPort, os monitores podem se tornar mais interessantes para quem tem computadores mais simples, além de dar margem para instalações mais versáteis.
A chegada da tecnologia FreeSync usando interfaces HDMI deve ser comemorada pelo consumidor. Até então, a tecnologia da AMD, assim como ainda é realidade com o G-Sync da NVIDIA, estava restrita a monitores com interface DisplayPort, presente apenas em unidades top de linha e mais voltadas para o uso em edição de vídeo e imagens, além de gamers.
Monitores da Samsung inauguram o uso do FreeSync da AMD via HDMI (Foto: Divulgação/Samsung)
O modelo CF591 tem tela curva em 1800R a 27 polegadas e resolução Full HD, com frequência de atualização máxima de 60 Hertz, registro que pode desencorajar a aquisição do modelo por gamers. O CF390, em versões de 23,5 e 27 polegadas, também têm tela curva na mesma angulação e resolução.
Nos dois casos, o tempo de resposta é de 4 ms, valor que pode fazer usuários exigentes torcerem o nariz. As telas em si atingem uma relação de contraste de 3000:1 e o brilho é de 250 nit.
Um diferencial do modelo CF591 é a presença de alto-falantes embutidos no dispositivo com potência máxima de 5 watts. Em relação às portas de entrada, esse monitor oferece, além do HDMI, uma DisplayPort 1.2 e uma D-Sub. A mesma instalação está disponível nos CF390, com exceção da DisplayPort.
... reço dos novos monitores de tela curva (Foto: Divulgação/Samsung)" height="463" width="695">Samsung ainda não anunciou a data de disponibilidade e preço dos novos monitores de tela curva (Foto: Divulgação/Samsung)
A Samsung ainda não divulgou a data oficial para o lançamento comercial dos monitores. Os preços dos produtos também não foram revelados.