O Microsoft Word é o editor de textos mais popular do mundo, mas poucos usuários fazem proveito das ferramentas que o programa oferece. A maioria se limita a escrever texto, modificar fontes, espaçamentos e margens, embora o programa mais famoso do Microsoft Office ofereça opções avançadas. No software de escritório para Windows e Mac OS é possível fazer personalização de marcações e correções, criar automaticamente referências bibliográficas, criar backups de textos, adicionar bordas, fazer tabelas transparentes, baixar templates prontos, entre outros recursos super úteis.
Confira oito dicas de recursos que você pode não conhecer e eleve seu nível no Microsoft Word.
Como copiar e colar trechos de texto entre arquivos diferentes no Word
Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone
1. Mude a marcação de texto
No menu “Opções de edição”, em “Avançado”, o Microsoft Word permite mudar o comportamento do texto selecionado com o cursor do mouse. Um deles é a marcação de palavras: por padrão, o programa seleciona uma palavra inteira mesmo quando você marca só algumas, algo que dificulta a edição de pequenos detalhes do documento. O mesmo menu permite desativar a tecla Insert, que pode bagunçar o texto caso pressione por acidente, assim como as opções de copiar e colar.
2. Personalize a correção automática
A correção automática pode ser desligada ou personalizada. No menu “Opções de AutoCorreção”, em “Revisão de texto”, é possível personalizar o tipo de erro que deve ser corrigido automaticamente. Você pode desativar a correção para determinadas formas de escrita, como dias de semana em minúsculas ou duas maiúsculas no início de palavras. A autocorreção também permite escrever sua própria lista de inserção de símbolos: inclua © ao digitar @c, ™ ao teclar @tm ou outra combinação. Adicionando os comandos certos, a tendência é escrever textos com muito mais agilidade.
3. Ative as estatísticas de legibilidade
As estatísticas de legibilidade examinam o texto após a correção gramatical e mostram números que ajudam a entender se o documento é fácil de ler. Ativado na opção “Revisão de texto”, o recurso considera abreviaturas, acentuação, concordância nominal e verbal, pontuação e vários outros elementos para dizer se o texto é acessível – ao fazer uma correção, é possível saber a quantidade de frases, palavras por frases e frases por parágrafo.
4. Controle alterações
É possível editar e revisar textos no Microsoft Word com marcação colorida, para manter visível a versão original. Ative a função “Controlar alterações” no menu superior “Revisão” e passe a tachar e pintar de vermelho todo texto apagado e escrever de azul o texto novo inserido. As cores podem mudar de acordo com o editor.
5. Marque comentários no texto
O Microsoft Word também pode substituir o papel na hora de fazer anotações em um texto. A ferramenta de comentário é útil para adicionar informações extras no arquivo. Para usar, basta marcar um trecho do texto e clicar com o botão direito do mouse. Selecione “Novo comentário” para abrir um balão de texto em um painel à direita.
6. Faça brainstorms
Um documento comum do Microsoft Word é configurado com formatação padrão em linhas, mas um truque simples permite usar o programa para fazer chuva de ideias no computador. Basta dar um duplo-clique onde quiser para
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Drone voa ‘sozinho’ ao ser jogado no ar e filma em Full HD; conheça
- Moto Z: como trocar e recarregar a Moto Snap Incipio de bateria extra
- BroForce e Galak-Z estão entre os jogos grátis para PS4 em março
- Street Fighter 5 e Lego Dimensions são destaques nos trailers da semana
- Como baixar a versão demo de Forza Horizon 3 para Windows 10
- Como baixar mapas offline no Google Maps para Android?
- Veja como baixar comando de voz em português no Here Maps para Android
- Como baixar o app Talking Angela e brincar com a gatinha falante
- BeerMkr prepara cervejas de forma smart e manda avisos pelo celular
- Como saber se uma loja online está na lista do Procon de sites para evitar