O Google Chrome pode, em breve, ter a navegação no modo privado como padrão. Isso porque o Google acaba de registrar, nos Estados Unidos, uma patente que permite realizar esta alteração. O método foi registrado sob o número 8,935,798 B1 e ajuda a evitar que browsers armazenem dados.
Modo anônimo poderá ser ativado automaticamente no futuro (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
A solicitação de patente foi feita em 2011, mas somente concedida no último dia 13 de janeiro. É bem provável que o Google incorpore o método ao Google Chrome, para aumentar a segurança e privacidade do usuário. E não deve ser tão difícil de aplicá-lo, já que o navegador já tem um modo de navegação privada disponível.
Segundo a patente, o browser recebe o pedido de acesso do usuário e analisa diversos fatores para definir se a página requer um modo anônimo. Caso acredite que sim, ele ativará a privacidade automaticamente, para evitar que as informações que a pessoa inserir sejam gravadas.
Isso pode ser utilizado, p
... or exemplo, em páginas de login de serviços como e-mail e redes sociais, e também em sites de compras, onde os internautas precisam digitar diversas informações confidenciais, como por exemplo os dados do seu cartão de crédito ou números de documentos.