Ninja Gaiden é a série de jogos de ação e aventura que tem como personagem principal o herói Ryu Hayabusa. Criada nos anos 80 e lançada primeiro no Nintendinho e fliperamas, a saga hoje é muito conhecida pelo público e já teve games disponibilizados em plataformas mais recentes, como Xbox 360, PS Vita e outros. Confira as curiosidades e polêmicas sobre o desenvolvimento:
Leia o review de Dead or Alive 5 Last Round
Conhecido pela dificuldade
A franquia sempre foi famosa pela alta dificuldade. Seja nos jogos clássicos ou mais recentes, o game prezou por ser difícil e cruel com os fãs. Não basta apenas acertar o pulo na plataforma, é preciso esquivar dos golpes inimigos e eliminar outros ao mesmo tempo, sem perder nenhuma vida no processo.
Os games da saga fazem questão de não serem nada fáceis e se orgulham disso. Porém, não é aquele tipo de dificuldade cruel e desbalanceada. Ninja Gaiden foi um dos primeiros que seguiu por este caminho e abriu a possibilidade de sucesso para outros jogos difíceis, como os atuais Dark Souls 3 e Bloodborne.
Criador polêmico
Tomonobu Itagaki, criador dos jogos mais novos como Ninja Gaidem Sigma, é uma das pessoas mais controversas da indústria dos games. Além de ser extremamente crítico com títulos de outros produtores, também é famoso por não tratar bem alguns fãs. Itagaki está na série desde 2004 e costuma ser franco, o que incomoda o grande público.
Ele já criticou jogos famosos como Metal Gear Solid 2 e Final Fantasy X. Com Tekken, a série de luta da Bandai Namco, foi ainda mais duro, condenando toda a saga como a “estagnação dos jogos de luta”. Vale lembrar que Itagaki também co-produzia a série de luta Dead or Alive. Ele saiu da Koei Tecmo e de seu estúdio, Team Ninja, para formar um novo empreendimento, a desenvolvedora Valhala.
Criador original
Pouca gente sabe, mas a série Ninja Gaiden não foi criada por Itagaki. O criador original, ou “criador das sombras”, foi Hideo Yoshizawa, antigo produtor da Tecmo, que também lançou outros jogos na época do game original.
Yoshizawa é bem menos polêmico do que Itagaki e hoje não trabalha ativamente na indústria. Ele já lançou títulos como Ninja Gaiden 1, 2 e 3, Klonoa, Ridge Racer, Mr. Driller e Muscle March, bizarro game de halterofilistas do Wii.
Participações especiais
Ryu Hayabusa, o herói de Ninja Gaiden, já participou de outros games – entre eles, Dead or Alive. Na verdade, a série DOA se passa no mesmo universo de Ninja Gaiden, tanto que personagens femininas de uma aparecem em outra.
Ryu, Ayane e Momiji são alguns dos personagens da saga que apareceram também em outros games, como Dynasty Warriors: Strikeforce e Warriors Orochi 3. Por ser um ninja, algo próprio da cultura japonesa, é fácil para Ryu aparecer em games de samurais e combates como estes.
Desenhos animados e outras mídias
A franquia já teve desenhos animados lançados, mas nada chegou ao ocidente de forma oficial. Também foi alvo de adaptação em outras mídias, como os quadrinhos do game Yabai; Ninja Gaiden Z. Vale lembrar que Ryu Hayabusa aparece ainda no filme live action de Dead or Alive, interpretado por Kane Kosugi.
Série irmã
Como citamos, Dead or Alive é uma “série irmã” de Ninja Gaiden. Além de seus universos influenciaram uns aos outros, eles também são alinhados cro
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPhone 7 pode ter tecnologia para salvar a tela de quedas; veja patente
- Netflix: como assistir a prévias de séries e filmes pelo celular
- Conheça Soccer Super Star, game 'rival' do FIFA Mobile 21 para celular
- Três dicas para encontrar vagas no LinkedIn: salve, descubra e avise
- CS:GO: veja datas dos jogos e times na BLAST Pro Series Miami 2019
- Nova linha de lâmpadas inteligentes Hue já é compatível com assistente Siri
- Como usar o Parallel Space e alternar contas de jogos do Android
- Como baixar fontes do Google Fonts
- LCS Summer 2020: veja tabela de classificação e jogos do fim de semana
- Pop2, smart ‘baratinho’ com 4G da Alcatel Onetouch, chega ao Brasil