O WhatsApp adotou uma nova forma de proteção das mensagens enviadas entre os usuários que promete deixá-lo mais seguro e difícil de ser invadido. Internautas que estavam no meio de conversas receberam o aviso, que aparece para donos de celulares com Android, para proprietários de iPhone (iOS) e também para quem utiliza o WhatsApp no PC por meio da ferramenta WhatsApp Web.
O que é criptografia? Reportagem explica como a tecnologia de proteção funciona
Ao menos no smartphone da Apple, a mensagem é aberta em uma janela e o usuário precisa confirmar que a leu. Ele ainda tem a opção de saber mais sobre o tema. Embora o TechTudo não tenha testado em Windows Phone, alguns usuários do sistema da Microsoft disseram que a mensagem também foi enviada para os dispositivos compatíveis.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
A empresa por trás do app explicou que nesta terça-feira (5) concluiu o desenvolvimento de uma tecnologia que faz do WhatsApp "líder em proteger suas comunicações particulares". A criptografia impede que o conteúdo das mensagens seja interceptado e lido por terceiros. Segundo o WhatsApp, nem mesmos seus engenheiros e funcionários seriam capazes de acessar os conteúdos que aproximadamente um bilhão de usuários ativos trocam diariamente. São 42 bilhões de mensagens por dia, segundo estatísticas oficiais.
A criptografia ponta a ponta vale para "todas as ligações de voz que você quiser, e qualquer mensagem, foto, vídeo, arquivo ou mensagem de voz que enviar, (...) incluindo os chats em grupo". Ainda segundo os criadores do app, "ninguém" consegue ler dentro da mensagem. "Nem criminosos, nem hackers, nem regimes opressores. Nem mesmo nós."
O WhatsApp esclareceu que todas as mensagens critptografadas só podem ser lidas pelos destinarários. Para tanto, basta usar a versão mais recente do comunicador instantâneo. "A encriptação completa é ativada por padrão e em todo o tempo."
Em outras palavras, o WhatsApp mais seguro começa a funcionar hoje mesmo, sem que os usuários do mensageiro na versão mais atual precisem fazer nada. Basta continuar usando. O processo é todo feito por meio da Tecnologia da Informação para manter as mensagens seguras.
À frente do Facebook, YouTube e Instagram, o WhatsApp é o app mais usado pelos brasileiros, de acordo com um estudo revelado em dezembro de 2015. Ele é utilizado por nove de cada dez entre
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- A TV inteligente e os “selfies” do futuro
- Descubra quando a versão final do Android M chega para o seu celular
- AirPods 2 vs Google Pixel Buds: compare ficha técnica e preço dos fones
- Supostas imagens da função de ligação gratuita no WhatsApp vazam na web
- Periscope: o que é e como usar a função Teletransporte
- Como deixar o Twitter privado pelo celular com Android ou iPhone
- Prêmio CBLoL 2020: datas e como votar no Craque da Galera do LoL
- "Acesso negado": saiba resolver os principais erros em pastas do Windows
- Instagram lan?a Layout, aplicativo para colagens de fotos
- Nos 30 anos do Nintendinho, relembre 10 curiosidades do console