O Microsoft Edge, sucessor do Internet Explorer, gora conta com uma forma de bloqueio de animações em Flash, reconhecidos por provocar lentidão e exigir bastante dos computadores. A novidade chegará ao navegador de Internet com o lançamento do Anniversary Update, previsto para ser liberado aos usuários do Windows 10 em junho. Com ela, o navegador da Microsoft fecha o cerco sobre o criticado Adobe Flash Player, já que métodos de bloqueio similares já existem para outros navegadores, como o Chrome e o Firefox.
A Microsoft explica que o sistema examinará automaticamente o conteúdo de uma página de Internet para determinar se elementos em Flash são, ou não, centrais no site. Se o material for considerado acessório e sem importância central, como são os anúncios, o Microsoft Edge bloqueará a sua execução.
Edge vai bloquear animações em Flash a partir da atualização de aniversário do Windows 10 (Foto: Zingara Lofrano/TechTudo)
Ainda de acordo com os desenvolvedores do Microsoft Edge, a preocupação central por trás da criação desse recurso é diminuir o consumo de bateria. Como o Adobe Flash Player depende de muitos recursos de CPU e memória RAM para funcionar, um dos efeitos do uso da tecnologia acaba sendo sentido de forma sensível na autonomia dos computadores longe da tomada.
Quem desejar visualizar os conteúdos em Flash que serão bloqueados pelo Microsoft Edge terá a opção de clicar sobre a animação com o botão direito do mouse para liberar s
... ua reprodução. O que também vale para banners de publicidade que utilizam o recurso.
Vale lembrar que elementos que o Microsoft Edge entender como centrais numa página, como um player de vídeo, não serão bloqueados pelo navegador. Dessa forma, a Microsoft espera que a técnica não cause incomodo nos usuários que ainda frequentam sites que utilizam o Flash.