Demorou, mas a Cortana em Português finalmente foi liberada no Windows 10 para os usuários de versões do Windows Insider no Brasil. Disponível desde a Build 14279, a assistente de voz da Microsoft promete ser totalmente adaptada à cultura brasileira, dar respostas engraçadas e pode até mesmo ajudar usuários com lembretes, pesquisas, placares esportivos, eventos, clima, trânsito, entre outras funções. Mas, será mesmo que a Cortana dá conta do recado? O TechTudo testou a versão prévia do sistema e traz agora as suas primeiras impressões.
Como usar a Cortana em português no PC
A voz da Cortana em português
Muito se especulou sobre a voz que a Cortana em português e o TechTudo revelou, com exclusividade, que a assistente teria voz de âncora de TV, como uma jornalista sempre bem informada. Bem, a liberação finalmente chegou, mas acompanhada de um balde de água fria. Atualmente, há duas vozes para o recurso e nenhuma garantia de que alguma delas será a final. Ouça no vídeo a voz da Cortana.
A voz mais comum na Cortana é a mesma que atualmente responde comandos vocais no Windows Phone. Essa é bastante robotizada e certamente terá que ser substituída. A outra voz aparece quando o usuário pede a assistente para cantar ou faz perguntas mais descontraídas, tendo uma sonoridade jovial e similar à de âncora de TV prometida pela Microsoft e tende a se consolidar na versão final.
O que é a Cortana?
A Cortana é uma assistente virtual que trabalha por comandos de voz - como a Siri, do iPhone (iOS), e o Google Now, do Android. O funcionamento dela no Brasil será idêntico a de outras regiões no mundo à primeira vista. O usuário pode inserir seus comandos por texto (na caixa do Menu Iniciar) ou por voz (Ei, Cortana), além de conferir na tela inicial os principais lembretes e notícias para aquele momento.
Diferentemente da Siri e do Google Now, a assistente da Microsoft trabalha com um caderno em que o usuário pode inserir e gerenciar suas informações pessoais. A versão brasileira ainda é bastante pobre de opções, mas destaca-se o fato de a Cortana se preocupar com a pronúncia correta do nome do usuário e tentar identificar a voz dele para receber o comando “Ei Cortana”.
O que a Cortana faz?
Na tela inicial da assistente virtual, apenas cinco tipos de conteúdo são mostrados no momento: lembretes, notícias, previsão do tempo, finanças e viagens. Inicialmente, eram apenas três, mas a Microsoft liberou a primeira atualização para a Cortana quatro dias após o lançamento. Mesmo assim, ainda não é possível ver placares esportivos, e encomendas, reservas de hotéis e outras coisas logo de cara, é preciso perguntar para que a Cortana busque resultados online no Bing, ou mesmo no Google.
Entre as funcionalidade já disponíveis estão a pesquisa de compromissos do dia, previsão do tempo, abrir aplicativos, ativar alarme, fazer cálculos e reproduzir faixas no Microsoft Groove. Os fãs de música podem ainda fazer o reconhecimento de canções que tocam próximo ao microfone, similar ao recurso do Shazam. A descoberta funciona bem para artistas brasileiros, reconhecendo nosso idioma cantado.
Um recurso que promete ser um diferencial é a possibilidade de fazer busca de arquivos e fotos no computador e na conta de armazenamento em nuvem do OneDrive do usuário. Ao solicitar “Mostre-me fotos de pessoas no meu computador”, a Cortana mostrou fotos identificadas automaticamente através do aplicativo de álbuns do Windows 10. O mesmo ocorre na busca por fotos na nuvem da Microsoft.
Por fim, a assistente de voz do Windows é capaz de analisar perguntas mais complexas do usuário. Por exemplo, perguntar “preciso de guarda-chuva?” retornará informações sobre o clima. Já dizer “Tire uma selfie” fará com que a câmera do sistema seja aberta com a imagem da webcam ou câmera conectada.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Cortana engraçadinha
Pré-requisito em assistente virtuais, a Cortana também trouxe suas respostas engraçadas. A principal dela é poder cantar uma música brasileira ao receber o comando “Cante para mim”. Até o momento, Cortana é fã incondicional de samba, tendo no repertório clássicos de Chiquinha Gonzaga e Noel Rosa.
Outra função importada da versão inglesa é a possibilidade de contar piadas. Basta pedir “Me conta uma piada”. Por enquanto o repertório ainda é pequeno e bastante infantil, mas também divertido.
É possível perguntar coisas como “Quem é seu pai?”, “Você é homem?”, “Você é mulher?”. A Cortana também tem respostas na ponta da língua para frases a respeito de beleza, declarações amorosas e questões sobre as rivais Google e Apple. Mas, nesse ponto, a Siri em português ainda é imbatível.
O que a Cortana ainda não faz
Nem todos os truques indicados pela Microsoft estão disponíveis em português ou estáveis. Na build 14279, ainda não era possível buscar significado de termos, traduzir palavras e nem fazer conversões de medidas. Todas elas retornam uma aba do navegador para o Bing. Ao pedir para enviar um e-mail, a assistente revelou que ainda é preciso esperar por mais atualizações. Porém, as builds continuam chegando e as novidades também pingam aos poucos no Windows 10 - fique sempre atualizado.
Alguns bugs bastante incômodos foram encontrados durante comandas e pesquisas usando a Cortana em português. Uma localização de trabalho na cidade de Niterói (RJ) foi cadastrada no Caderno da assistente, mas o resultado de pesquisa sobre o tráfego retornou para Três Rios (RJ). Da mesma forma, a tradução ainda não está finalizada e algumas expressões em inglês podem aparecer na assistente.
Problemas com a interpretação de alguns comandos de voz e precisão do reconhecimento da fala foram encontrados. Falar “Conte-me uma piada” não funciona, mas apenas “Me conta uma piada”, é o suficiente. Outro caso mais grave é a anotação de lembretes, quando o comando “Lembre-me” é constantemente entendido como “Lembro-me”, o que gera uma pesquisa no Bing.
Afinal, vale a pena instalar a Cortana?
Justiça seja feita: o suporte da Cortana ao Português brasileiro ainda está em fase de testes e os erros apresentados devem ser corrigidos até a versão final. Aliás, é por conta disso que a Microsoft liberou a assistente apenas no programa Windows Insider e acompanhada de um botão para envio de comentários (feedback) para melhorias constantes até que tudo fique redondo como precisa.
Sendo assim, nenhum usuário deve fazer o download de builds esperando uma assistente virtual completa e cheia de truques. Inclusive porque correrá o forte risco de enfrentar problemas de desempenho no computador e erros de aplicativos, já que se trata de um Windows 10 em fase de desenvolvimento.
De qualquer forma, a Cortana certamente trará alguns truques bem-vindos à vida de usuários de PCs, como a anotação de lembretes, criação de alarmes e busca de arquivos no HD e OneDrive. Dificilmente será uma recurso imprescindível - Siri e o Google Now não são. Mas a promessa de integração entre PCs e celulares com Windows 10 e até o Android pode entusiasmar nos próximos meses.
Qual a sua opinião sobre a Cortana? Conte sua experiência no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- AirPods podem passar por redesign e versão Pro deve perder hastes
- WhatsApp: descubra se um contato está no mesmo grupo que você
- TWS i7s e Redmi AirDots, da Xiaomi, são os fones mais buscados de fevereiro
- Apple Music vai apostar em novos videoclipes exclusivos de artistas
- Asus lança placas com AMD e Nvidia ideais para minerar bitcoin; entenda
- Como melhorar e destravar habilidades especiais em Deus Ex: Mankind Divided
- ObaDuster vs Mondial RB-01: veja o comparativo entre os robôs aspirador
- Primeiras impressões do LG V30; ficha técnica inclui tela de 6 polegadas
- Instagram estaria testando novo visual preto e branco na rede social
- eduK: veja como funciona e qual é o preço do site de cursos online