A NVIDIA comercializa duas grandes linhas de placas de vídeo: GeForce e Quadro. Apesar de usarem os mesmos processadores, as peças apresentam configurações diferentes, principalmente de performance e aplicações.
Como identificar uma placa de vídeo falsa e pedir o dinheiro de volta
Confira as principais diferenças entre as placas GeForce e Quadro e veja qual se encaixa melhor no que está procurando. Na ponta do lápis, uma GeForce GTX 980, com o processador GM204, custa por volta de R$ 2.800. A Quadro M5000 sai por R$ 13.800.
GeForce
As placas de vídeo da Nvidia com o nome GeForce compõem a família destinada a consumidores domésticos: desde usuários comuns, que procuram uma boa peça para equipar um PC de boa performance em geral, até gamers e entusiastas, que investem um bom dinheiro para ter as melhores placas possíveis.
Na comparação com as Quadro, a grande diferença é o fato de que, na prática, a Nvidia não fabrica placas GeForce. A fabricante vende o processador e o design de referência para que empresas como MSI, EVGA e Asus criem suas versões de determinada placa de vídeo. Isso explica porque uma GeForce GTX 980 da EVGA pode ser bastante diferente da equivalente fabricada pela Asus, por exemplo.
As GeForce também são desenvolvidas e suportadas pela Nvidia de forma a ressaltar suas capacidades nos cenários em que serão tipicamente usadas, no caso em jogos e em programas de edição de imagem e vídeo.
Quadro
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
As placas Quadro são comuns em laboratórios, instituições de pesquisa e grandes empresas. Ao contrário das GeForce, seu uso é profissional, já que uma série de aspectos de design fazem dessas placas muito mais eficientes na hora de renderizar imagens e calcular um enorme volume de dados graças a implementação de driver direcionada a essas realidades.
Se as GeForce são produzidas com um controle relativamente pequeno da fabricante, aqui a situação é completamente diferente: as Quadro são desenvolvidas e fabricadas pela Nvidia, que mantém controle quase total dessa linha, já que a oferta por terceiros é bem menor.
As Quadro usam os processadores gráficos de melhor qualidade fabricados pela Nvidia, o que garante que rodem também com chips que devem garantir vida útil maior. Além disso, tecnologias empregadas na pca e na memória garantem que as peças tenham mecanismos para correção de erros.
Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como alterar a formação do seu time no modo MyClub em PES 2016
- Microsoft faz os últimos ajustes no Anniversary Update do Windows 10
- Rocket League: cinco dicas para aumentar MMR e subir no ranking
- Injustice: Gods Among Us está de graça no PS4, Xbox One e PC (Steam)
- Como aumentar o fps de Fortnite, Battle Royale da Epic Games
- Placa-mãe para processador AMD Ryzen: veja melhores opções para comprar
- Galaxy S7 e mais celulares Samsung vão receber Android 7.0 Nougat, diz site
- Conheça os melhores games de Xbox One para jogar com dois controles
- Como criar pen drive bootável com o Rufus, software grátis para download
- Mouse USB ou Bluetooth, qual acessório é o mais indicado para você?