Assim como os concorrentes Windows e Mac OS, o Ubuntu permite que o usuário defina uma série de configurações que afetam o comportamento do sistema, ajudando a economizar energia. Algumas dicas podem ajudar a otimizar a carga do Ubuntu enquanto usa seu notebook longe da tomada. Grande parte dos recursos não exige a instalação de nenhum aplicativo e pode ser realizada com facilidade.
Windows 10 ou Ubuntu? Canonical dá motivos para usar software livre
Para usuários mais avançados, é possível usar aplicativos específicos desenvolvidos para ajudar a fazer do Ubuntu um sistema operacional mais econômico. Confira.
Configurações de energia
O Ubuntu possui um recurso de controle do comportamento do computador em relação ao consumo. Mais simples do que o equivalente para Windows, a ferramenta permite definir o que o sistema deve fazer quando a bateria estiver baixa, quando você fechar a tampa. O ajuste também modifica o comportamento quando o laptop estiver na tomada.
Bluetooth e Wi-Fi
Por padrão, o Ubuntu deixa o Bluetooth ligado o tempo todo. Em geral, essa tecnologia consome bastante energia, embora a versão 4.0 seja bem mais econômica. Se você não usa nada com Bluetooth o tempo todo, como teclados, mouses e sistemas de som externos, pode ser uma boa iniciativa desligar a rede para economizar. O mesmo raciocínio vale para o Wi-Fi.
Brilho da tela
Assim como no Windows e no Mac, o brilho de tela pode ser um vilão quando o assunto é a duração da bateria do computador. No Ubuntu, é possível regular o brilho dentro das configurações do sistema e, alternativamente, você pode controlar o recurso pelo teclado. Caso opte pelos ajustes do sistema, não se esqueça de selecionar a opção “Escurecer a tela para economizar”.
Papel de parede
Essa dica é bem interessante. A equipe que desenvolve o kernel do Linux (parte do sistema operacional que conversa com o hardware) descobriu que telas LCD/LED usam mais energia para exibir as imagens em tons mais escuros. Assim, um papel de parede preto, por ex
Drives
Manter cartões de memória, pendrives e HDs externos conectados sem razão é um grande vilão de consumo. O ideal é que você não esqueça de desmontar esses drives externos quando não está utilizando.
<b>Download grátis do app do TechTudo: </b>receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Aplicativos
O mesmo vale para programas esquecidos abertos no launcher do Ubuntu. Feche os aplicativos da mesma forma pela qual você desmonta drives. Os softwares abertos indefinidamente residem na memória RAM do computador, custando energia, espaço e, consequentemente, performance.
Navegar com Flash
O Adobe Flash consome desempenho e energia em qualquer sistema operacional. O ideal é fugir do plugin sempre que possível. Uma boa saída para prevenir consumo excessivo provocado pelo Flash é usar os navegadores Firefox ou Chrome. Ambos possibilitam a aplicação de configurações que o impedem de rodar.
Gerenciador
Existem alguns aplicativos para Linux, presentes no Software Center do Ubuntu, que permitem um controle mais preciso do computador para evitar consumo excessivo. Entre os programas, o destaque fica para o TLP (bastante avançado) e o Laptop Mode Tools, mais acessível e fácil de usar.
Qual é a melhor distribuição Linux? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Tablet da Positivo: veja modelos disponíveis para comprar no Brasil
- Pokémon GO lidera entre os apps mais baixados no iPhone em 2016
- Skype Translator já está disponível para todos os usuários Windows 10
- Donate no Streamlabs: como ativar e fazer doações pelo app
- Confira como subir e sair do carrinho de mina em Minecraft
- Valorant Challengers Brazil: calendário, formato e onde assistir ao vivo
- The International: relembre polêmicas no torneio milionário de DotA 2
- Facebook cria sua própria unidade de tempo; conheça o Flick
- Lista traz os melhores jogos para Xbox One em lançados em 2015
- Globoplay e Disney+ formam aliança; desconto em combos chega a 25%