A F8 Conference, evento anual do Facebook voltado para desenvolvedores acontece dias 12 e 13 de abril começou com novidades para a rede social na área móvel, com atualizações de serviços como Facebook Messenger, que agora ganha bots, Facebook Login, Social Plugins e outros recursos para o Facebook Analytics. As mudanças começam a ser oferecidas aos desenvolvedores a partir desta terça-feira (12) e devem não só ajudar aos donos de sites de conteúdo e apps como também a dos usuários, com login mais rápido, compartilhamento de conteúdo mais específico e assistentes virtuais que respondem perguntas.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Das novidades que foram anunciadas pelo fundador Mark Zuckerberg e seus executivos de produto, seis delas chamam a atenção. Algumas já estão disponíveis no site para uso dos desenvolvedores presentes ou não do evento (developers.facebook.com) e as outras iniciam testes com betas fechados para parceiros. Donos de sites, blogs, aplicativos e lojas virtuais podem experimentar as mudanças.
Dario Dal Piaz, líder de parcerias de produto para o Brasil, explica que boa parte do foco do Facebook agora é mobile. "É a maior conferência que o Facebook faz, onde agrega a comunidade de desenvolvedores do mundo inteiro e o marco de lançamentos e atualizações", explica Piaz.
Leia também: Facebook define meta para os próximos 10 anos na F8
1) Facebook Account Kit
O pacote é um kit de APIs que permite aos desenvolvedores facilitarem a vida dos usuários com logins mais rápidos e seguros. Como isso acontece? Em apps como o iFood(beta teste da função) alguns usuários já podiam fazer login por meio do número do telefone celular, sem introduzir senha. Ao informar o número do aparelho, o Facebook enviava um token para certificar o login, dispensando nome de usuário e password - ideal para uso em computadores compartilhados. O token chega via SMS, mas há uma alternativa de envio por notificação no perfil do usuário, na própria plataforma da rede social. O recurso é um avanço do Facebook Login, que permite login em sites e apps de terceiros com seu perfil.
Diaz explica que a função é especialmente útil para aplicativos de delivery. "O iFood foi nosso beta tester do Account Kit, usando o número por celular e complementando login por token enviado via SMS. Gerou rapidez no fluxo de login, pois com menos cliques é possível fazer o pedido, aumentou a conversão de entrega. Se o endereço não
2) Social Plugin
Muito além do Share Button, o Facebook propõe o uso do "Salvar Links" para guardar páginas de produtos de lojas de e-commerce que estejam em posts na rede social. A ideia é manter o usuário conectado ao objeto de desejo. O recurso de bookmark, que até hoje funcionava para links, vídeos, fotos, locais, músicas, livros, filmes, programas de TV e já ganhou uma aba nova "produtos". Os sites de lojas online também poderão incluir o botão salvar nas suas páginas de produtos à venda.
3) Profile Expression Kit
Mudar a imagem do perfil apoiando uma causa ou com conteúdo de um app editor de foto, GIF ou vídeo vai ficar mais fácil para os usuários. Sites e aplicativos que gerem e editem novas fotos/vídeos de perfil com badges, máscaras, símbolos, edições e animações vão poder alterar a sua foto de perfil de acordo com o seu comando no próprio app. A rede social vai liberar um SDK (Software Development Kit) para parceiros que produzam fotos ou vídeos e animações de até sete segundos e em formato MP4.
4) Analytics for Apps
Para aplicativos móveis o Facebook já oferece uma ferramentas de Analytics capaz de monitoras as atividades do usuário da aplicação, sem custo para o desenvolvedor. Voltado para Android e iOS (iPhone), a rede social vai oferecer em parceria o recurso de de "push notifications". Sendo assim, o desenvolvedor que tenha um app sem a feature pode gerar notificações para a sua base, seguindo a política de privacidade e usando a plataforma do aplicativo móvel do próprio Facebook.
5) Sharing Quote
Além de compartilhar um texto inteiro, a rede social quer oferecer a possibilidade para sites e apps de conteúdo permitir que o usuário compartilhe apenas parte do post, livro ou outro documento como uma frase, um parágrafo ou um trecho específico. Sendo assim, o usuário marca e define a parte que deseja compartilhar e um botão de share vai compartilhar apenas aquela parte que o leitor escolheu.
BETA! Plataforma Messenger
Os Messenger bots, super esperados, também estão chegando. Os bots, robôs para o Facebook Messenger, criam uma nova maneira para que donos de negócios e lojas possam se comunicar. Os desenvolvedores vão poder personalizar conversas por meio das ferramentas de inteligência artificial da Wit.ai, usando assistentes virtuais. A ferramenta suporta, além do texto das mensagens, imagens e conteúdos interativos. Sendo assim, você pode perguntar e o bot responder questões como previsão do tempo, compras ou pedido de resumo de notícias, por exemplo, como foi mostrado durante a F8.
Animado para que as novidades cheguem? O primeiro passo é os desenvolvedores implementarem isso tudo no código de seus sites e apps. Depois, é esperar o anúncio oficial para todo o Facebook. O app Facebook Messenger já é usado por mais de 900 milhões de pessoas no mundo todo. Vale notar que, embora sejam do Facebook, não foram anunciadas novidades para WhatsApp ou Instagram.
Qual o melhor site para copiar e colar emojis de Facebook? Veja dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Brasil ? oitavo em acesso de crian?as a conte?do impr?prio, diz pesquisa
- Como usar o Chromecast para ligar e desligar a TV
- BlizzCon 2019: veja programação dos torneios do evento da Blizzard
- WhatsApp: cinco dicas para saber se você foi bloqueado no mensageiro
- Como abrir documentos do Word, Excel e PowerPoint no iPhone?
- Fone Sennheiser eleito melhor do mundo ganha versão comemorativa
- NBA 2K16 e Gone Home serão games gratuitos da PS Plus em junho
- Dragon Ball Xenoverse: novo DLC traz mais novidades de Dragon Ball GT
- O que é FaceTime? Saiba tudo sobre o aplicativo de chamada de vídeo
- Microsoft vai dar R$ 500 mil para quem conseguir hackear seu sistema