A segurança no WhatsApp se tornou uma obsessão, a ponto de os criadores do aplicativo anunciarem a criptografia ponta a ponta no início de abril. O recurso traz mais privacidade, pois mesmo que as mensagens sejam interceptadas, não será possível visualizar os textos, fotos, áudios e vídeos. Para ter uma proteção extra, cerca de 1,1 milhão de brasileiros também colocaram senha no mensageiro.
Criptografia no WhatsApp funciona mesmo sem verificar código de segurança
A informação diz respeito exclusivamente à função "Cofre", presente no aplicativo de segurança PSafe Total para Android. O recurso permite adicionar um desenho ou uma combinação alfanumérica para destravar o WhatsApp.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Segundo a empresa brasileira PSafe Tecnologia, responsável pelo app, não houve alteração significativa no número de adeptos da senha para bloquear o WhatsApp, mesmo com a chegada da criptografia. Além deste aplicativo, existem outros que oferecem recurso similar – como o WhatsApp Lock, o Lock for WhatsApp e o WhatsLock.
Brasileiros estão mais cuidadosos
Dois em cada três adeptos da função Cofre utilizaram o recurso para proteger o WhatsApp, de acordo com o relatório referente ao uso no Brasil.
O mensageiro instantâneo é o que tem o maior índice de proteção, superando outros apps famosos e muito usados, como o Facebook, Facebook Messenger e até mesmo o Gmail.
Como usar o PSafe Total para proteger o WhatsApp
A senha para proteger aplicativos pode ser bastante útil. Se você se interessou pelo recurso, veja abaixo um tutorial de como bloquear o WhatsApp com senha. O mesmo procedimento pode ser aplicado a outros apps instalados no smartphone com Android.
Passo 1. Vá até a página do PSafe Total no TechTudo Downloads e baixe o aplicativo para seu celular Android.
Passo 2. Abra o aplicativo PSafe Total e, na primeira tela, toque em “Iniciar”. Você verá um breve tutorial de como usar o aplicativo, basta ir tocando em “Continuar” em cada uma das telas.
Passo 3. Após terminar o tutorial, volte para a tela inicial tocando na seta que aponta para a esquerda. Em seguida, toque na aba “Ferramentas”.
Como funciona o "Verificar código de segurança" no WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.
Passo 4. Uma vez em “Ferramentas”, role a tela para baixo até ver a seção “Privacidade”. Toque em “Cofre” logo em seguida.
Passo 5. Na tela inicial da função “Cofre”, toque no botão “Ativar agora”. Após um breve carregamento, você verá uma lista dos apps que podem ser protegidos com uma senha adicional.
Passo 6. Procure pelo WhatsApp na lista e toque na chave seletora para ativar a função. Agora escolha o tipo de senha que você quer usar. A “Padrão” é onde você faz um desenho ligando os pontos na tela do celular. Na “Numérica”, você usa apenas números.
Passo 7. Agora é só definir a sua senha, seja ela Padrão ou Numérica e, ao fim do processo, tocar em “Concluir”.
Passo 8. Desmarque a opção “Ativar Proteção Avançada” antes de tocar em "Concluir".
Passo 9. Na tela seguinte toque em “PSafe Total” e ative a opção “Permitir acesso de uso”.
Passo 10. Você verá agora que a proteção do WhatsApp está habilitada. Sempre que você for acessar o aplicativo, ele pedirá a senha que você configurou.
Agora o seu WhatsApp estará ainda mais protegido. Mesmo que alguém pegue o seu celular, ele não poderá ler as suas conversas, já que não tem a senha do aplicativo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dashcam: o que saber antes de comprar uma câmera para o seu carro
- Quantas pessoas jogam Roblox? Veja números de jogadores da plataforma
- Não gostou da tela de desbloqueio do iOS 10? Veja como remover
- Cartão de Natal 2019: como fazer animação para WhatsApp com o Crello
- Android 6.0 Marshmallow: Samsung Galaxy S2 poderá ser atualizado
- Como cancelar o Telecine Play
- Juliano Moreira: Google homenageia 'pai da psiquiatria' com Doodle
- BioShock, Borderlands e Lara Croft estão nas ofertas da semana
- Fone Edifier W800BT é bom? Confira a análise de preço e ficha técnica
- Pokémon Go tem funcionamento, captura e batalhas detalhadas