O QuintoAndar, serviço de locação de imóveis, ganhou uma calculadora de aluguel, nesta segunda-feira (16). Revelada com exclusividade ao TechTudo, a função é útil para quem pretende alugar o apartamento, mas não tem ideia de que preço cobrar. O recurso promete preços mais justos ao definir o valor do aluguel com base nas características de cada imóvel, como cidade, bairro, número de cômodos e outros detalhes.
Saiba tudo sobre o QuintoAndar
Aberta para inquilinos e proprietários, a ferramenta de inteligência artificial também pode facilitar a vida de quem procura casas com preços bons. O QuintoAndar tem um banco de dados em expansão que cruza informações de todos os imóveis para oferecer valores coerentes com a realidade dos clientes.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
O QuintoAndar está disponível para celulares Android, iPhone (iOS) e PC, na versão web. Ao contrário de concorrentes como o Zap Imóveis, que também traz imóveis à venda, o serviço tem apenas opções para alugar. Antes da calculadora de aluguéis, o QuintoAndar já apostava em diferenciais como agendamento de visitas e o modo de alugar sem fiador. O app, no entanto, tem a limitação de estar disponível somente em São Paulo e Campinas.
Como funciona o cálculo de aluguel?
Para calcular preços nem muito abaixo nem muito acima do que os imóveis valem, o sistema usa a base de perfis cadastrados, cruzando características de todos os apartamentos. O algoritmo aprende a calcular os preços com mais precisão com o passar do tempo, ao passo que consegue reunir mais informações.
Ao clicar em "Calcular o aluguel", o cliente é redirecionado para a página do procedimento. Nesta parte, o usuário - seja locador ou locatário - pode testar valores dos imóveis, depois de preencher áreas como cidade, bairro, número de quartos, suítes, banheiros, área total, valor do condomínio, piscina e mobília. Por fim, o preço sugerido para o imóvel é revelado, ajudando as pessoas a terem uma noção melhor do valor de cada local.
Com isso, um apartamento de três quartos pode sair mais barato que outro de dois quartos, em um mesmo bairro de São Paulo, caso a ficha do segundo tenha detalhes como piscina e um condomínio mais barato, por exemplo.
Graças ao sistema incremental, o recurso, que está na primeira versão, deve ganhar mais atributos em breve, como churrasqueira e armários embutidos. A ideia é guardar dados para que a calculadora fique cada vez mais completa e inteligente.
Valor final do aluguel
Em conversa com o TechTudo, o CTO do QuintoAndar, André Penha, afirma que os valores finais dos aluguéis, geralmente, são mais baixos que aqueles sugeridos pelos proprietários. Com as negociações entre inquilino e locador, a tendência é de que o preço mensal seja menor no contrato do que no anúncio. "Essa é uma prática do mercado, é comum que os donos de imóveis anunciem um valor mais alto, já sabendo que passarão por um processo de negociação depois", conta.
Qual celular comprar por até R$ 2.000 em 2016? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como cadastrar uma impressão digital no Galaxy S8
- Como tirar print de tela no Samsung Galaxy S8 Plus
- Como ampliar a área de trabalho do MacBook com um iPad
- Apps para Android: Hide my iPhone, Beba Água e outros destaques da semana
- Netflix ganha download automático de séries e filmes sugeridos no celular
- Apex Legends bate 25 milhões de jogadores uma semana após lançamento
- Sniper Elite V2 exibe mortes violentas em trailer de lançamento
- Playlist Maker: crie listas com vídeos do YouTube para ouvir no Chrome
- Mobile Strike, Lifeline e mais: confira os jogos para Android da semana
- Galaxy A3, A5 e A7 ganham segunda geração em 2016; conheça