Computadores com Windows 10 estão atualizando e reiniciando a todo momento, no meio de transmissões de programas de TV ou de jogos na Internet. Com as reclamações de usuários em relação a esses updates espontâneos no sistema operacional, a Microsoft criou uma solução. A alternativa, que estará disponível no Anniversary Update do software, foi a adição do recurso “Horas ativas”. Essa novidade vai informar ao software os horários em que o usuário está de fato usando o PC e evitar a aplicação de correções durante este período determinado.
A função já pode ser testada por quem possui a build 14316 do Windows Insider, a versão de testes do sistema operacional. Está localizada junto às configurações do Windows Update e permite a inserção de um horário inicial e final, no qual o dispositivo é mais utilizado e não deve ser reiniciado.
O único problema é que o período máximo que pode ser inserido é de até 10 horas ininterruptas, o que pode não ser suficiente para algumas atividades.
Em casos excepcionais, é possível definir um horário de reinicialização customizado, que se sobrepõe às outras configurações. Mas, uma vez definido, não pode ser modificado até ser executado.