O Nintendo 3DS recebeu recentemente a capacidade de rodar jogos clássicos do Super Nintendo em seu Virtual Console, funcionalidade que ficou restrita ao novo modelo do portátil: o New Nintendo 3DS. Até o momento foram disponibilizados dez títulos do console, desde pérolas como Super Mario World até menos conhecidos como Earthbound. Confira todos eles.
Veja lista com curiosidades e fatos divertidos do Super Nintendo
O “jogo-chave” do console, Super Mario World expandiu conceitos de Super Mario Bros. 3 com um mundo repleto de fases e a introdução de um companheiro, o dinossauro Yoshi, que podia ser montado por Mario. Com dezenas de segredos e quase cem fases, Super Mario World e permanece viciante até os dias de hoje.
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F-Zero
Foi no Super Nintendo que boa parte das franquias de corrida da Nintendo nasceu, pois a empresa queria enaltecer uma das tecnologias do novo console, o Mode 7. Ela possibilitava fazer rotação e escala de gráficos como se eles fossem 3D. Isso permitia que F-Zero e outros games de corrida parecessem 3D ao rotacionar a pista de acordo com o movimento das naves, tudo em uma alta velocidade que virou marca da série.
Pilotwings
Outro game que usava e abusava do Mode 7, Pilotwings permitia que jogadores experimentassem variadas formas de locomoção aérea, como avião, asa-delta, paraquedas, mochila a jato e mais. Apesar de bem competente para a época, a franquia não chamou tanta atenção e só ficou mais conhecida quando saltou para o 3D de verdade, com Pilotwings 64 do Nintendo 64.
Super Mario Kart
Talvez a série de maior sucesso da Nintendo até os dias de hoje, Super Mario Kart foi o começo de tudo no Super Nintendo. A ideia de colocar Mario e sua turma para correr por cenários do Reino dos Cogumelos já era divertida, mas introduzir todo um sistema de itens –cascos, cogumelos, estrelas, cascas de banana – criou um novo jeito de fazer jogos de corrida.
The Legend of Zelda: A Link to the Past
Graças ao incrível A Link to the Past no Super Nintendo, a série já era sinônimo de excelência antes de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Assim como em muitos games da franquia, jogadores começam com Link em sua vida normal quando descobrem que precisam se erguer contra um grande mal e salvar a princesa Zelda. Será preciso provar força, coragem e sabedoria para ser merecedor da Master Sword, espada capaz de destruir todo o mal e que serve como chave entre dois mundos.
Donkey Kong Country
Provavelmente a maior surpresa a surgir no Super Nintendo, Donkey Kong, conhecido antes apenas no papel de inimigo de Mario, foi reimaginado como um herói para jogos de plataforma. Ao lado de seu fiel companheiro, Diddy Kong, trouxe gráficos impressionantes para o console, graças a uma nova técnica de pré-renderização. Os personagens eram criados como modelos em 3D e depois transformado em 2D, o que os deixava bem detalhados.
Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest
O sucesso do primeiro game permitiu que rapidamente uma sequência fosse produzida, mas não garantiu a vaga de protagonista do gorila Donkey Kong. Desta vez a aventura estrela o antes coadjuvante Diddy Kong e sua namorada, Dixie Kong, com a habilidade de planar. O game elevou tudo que fez do primeiro tão memorável a um nível ainda maior, mais divertido e desafiador.
Super Metroid
Nem todos os jogos demonstravam o poder do Super Nintendo, como é o caso de Super Metroid. Tudo nele é muito parecido com o primeiro Metroid do Nintendo 8 Bits, porém maior, melhor e mais bonito. Super Metroid traz um mapa gigantesco para explorar, repleto de power-ups escondidos, inimigos e chefes.
Super Punch-Out!!
Assim como Super Metroid, a evolução de Super Punch-Out!! foi oferecer um game semelhante ao Punch-Out!! original do Nintendo 8 Bits, porém melhorado. Os gráficos dos personagens são grandes, detalhados, com animações variadas e cores vibrantes que o fazem parecer quase um desenho animado. Com uma jogabilidade que não se levava a sério demais, Super Punch-Out!! era uma ótima pedida até para quem não era fã de boxe.
EarthBound
Um dos mais bizarros jogos já produzidos pela Nintendo, EarthBound era um RPG muito diferente – não só de outros games do gênero, mas de tudo. No papel de Ness, jogadores tinham que reunir uma equipe de “escolhidos” para lutar contra um grande mal que ainda estava para nascer. O game vinha em uma caixa gigantesca, pois tinha um manuel enorme. Apesar de ter sido lançado como jogo individual, EarthBound é na verdade a sequência do jogo japonês "Mother", do NES, que depois foi lançado no Virtual Console como EarthBound Zero.
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