A Microsoft anunciou que pretende liberar a plataforma Windows Holographic, tecnologia por trás do HoloLens, para que outros fabricantes a explorem e desenvolvam seus próprios aparelhos. Mais do que abrir espaço para que surjam outros óculos de realidade aumentada de marcas diferentes para experiências virtuais, a companhia pretende que parceiros como HTC, com o Vive, utilizem o sistema em seus headsets.
Segundo a Microsoft, uma parceria já permite o desenvolvimento de uma versão para o óculos da HTC com a interface holográfica do Windows 10, usada em demonstrações das versões protótipo do HoloLens. A ideia foi batizada de "mixed reality", ou realidade misturada, em tradução livre.
Versões para consumidores do HoloLens poderão ser fabricadas por várias marcas (Foto: Divulgação/Microsoft)
No palco da Computex 2016, a Microsoft mostrou um vídeo que apresentava três usuários: um com o Oculus Rift, outro com o HTC Vive e um terceiro usando o HoloLens da própria Microsoft. Por conversarem através do Windows Holographic, os dispositivos permitiam que os usuários interagissem entre si e enxergassem uns os avatares dos outros no ambiente de realidade misturada, criado por meio da plataforma.
De certa forma, a ideia é garantir ao Wi
... ndows um protagonismo entre os sistemas operacionais compatíveis e cheios de recursos para tirar proveito da realidade virtual e aumentada, independente do aparelho que o usuário tenha em mãos.
O vídeo a seguir, da Microsoft, apresenta algumas possibilidades do mixed reality; confira.