Aproveitando que o celular já sabe onde você está, o Google anunciou hoje um novo recurso para o Android que traz informações complementares, dependendo da localização geográfica. Em outras palavras, o smartphone é capaz de detectar que um usuário está num museu e oferecer o download do aplicativo da instituição, com informações sobre as obras de arte.
Ok, Google Now: conheça todos os comandos de voz da assistente virtual
Em algumas semanas, a função batizada de Nearby (algo como "nas redondezas", em tradução livre) vai chegar aos telefones, por meio de uma atualização do Google Play Services na Google Play Store. Não é preciso fazer nada para receber a novidade.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
A proposta do Nearby é facilitar a vida dos usuários em diversas situações, por meio da sugestão de aplicativos certos para cada momento. Por exemplo, quando você estiver em um museu, o celular pode te sugerir baixar o app com o áudio para acompanhar a visita. Ou ainda, o smartphone é capaz de identificar algum Chromecast por perto e oferecer para fazer a configuração automaticamente. A ideia é pensada para diferentes situações do cotidiano, desde passeios turísticos, check-ins em aeroportos até compras em lojas.
Para usar o Nearby e receber informações de acordo com o local que você está, basta deixar ativado no celular o Bluetooth e a Localização. O recurso funciona ao conectar o celular com beacons (aparelhos que emitem avisos sobre as redes próximas ao smartphone). Na primeira vez que passar por um beacon, você receberá uma solicitação para usar o serviço. Depois disso, seu celular vai receber uma notificação sempre que você passar por uma fonte emissora. Para aceitar a sugestão, é só tocar na notificação, para rejeitar, basta arrastá-la.
Além disso, o novo serviço traz para o Android um recurso já conhecido dos usuários do navegador Chrome no celular: o Physical Web. Com isso, os beacons podem enviar notificações para o celular sobre sites que tenham informações úteis relacionadas às proximidades do usuário.
A API do Nearby foi lançada há um ano, em junho de 2015, para desenvolvedores. Nesse tempo, o Google já formou parceria com algumas empresas estrangeiras, como CVS Pharmacy, United Airlines e a Universidade de Notre Dame. Agora que o recurso estará disponível para todos, outras companhias poderão se juntar à Gigante de Buscas para ajudar a construir essa nova forma de comunicação baseada em proximidade.
Google Play Store não abre no celular Samsung depois do root, o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Drone da Xiaomi tem sistema de pouso e filma em 4K ou Full HD
- Lenovo Z5 Pro GT: celular tem 12 GB de RAM e Snapdragon 855
- Como encontrar e desbloquear as Armas Reais em Final Fantasy XV
- Picasa 3.9: atualização integra editor de fotos do Google ao Google+
- Zenfone Selfie ou Zenfone Zoom? Compare preços e fichas técnicas
- Novo monitor gamer da Asus conta com tecnologia FreeSync
- O que é iMessage no iPhone? Veja como funciona o mensageiro da Apple
- Google libera novo design para Chrome no PC; veja como ativar
- Spotify com problemas? Nubank e mais aplicativos não abrem no iPhone
- Review HyperX Cloud Earbuds