O Google Earth é um software que permite visualizar um mapa do mundo com várias informações complementares, como fotos, panoramas e prédios em 3D. O aplicativo é usado como uma alternativa ao Google Maps e possui vários recursos em comum, como o Google Street View. Além disso, é uma ótima forma de conhecer locais distantes e diferentes pelo mundo. Se viajar não é uma opção, confira uma lista com locais interessantes para visitar no Google Earth.
O Google Earth possui um mapa com todas as constelações visíveis no céu, ajudando astrônomos amadores a identificar estrelas e fornecendo informações educacionais sobre o assunto, como mapas e dicas.
Mapa estelar mostra nomes de estrelas e dá informações sobre astronomia (Foto: Reprodução/Google Earth)
2. Marte
O aplicativo possui um mapa do terreno arenoso de Marte. É recheado de informações e fotos da NASA sobre o planeta vermelho, ajudando a identificar a geografia do local e onde cada imagem foi registrada.
Mapa do planeta vermelho contém fotos da geografia e informações do vizinho (Foto: Reprodução/Google Earth)
Cidades turísticas como capitais possuem várias fotos em locais importantes (Foto: Reprodução/Google Earth)
5. Rio de Janeiro
A cidade maravilhosa atrai os olhos do mundo por ser palco das Olimpíadas de 2016, o que fez com que o Google atualizasse suas imagens de satélite e incluísse novas informações. Se você nunca a visitou, pode conhecer um pouco mais sobre uma das mais famosas capitais do país.
...Mapa do Rio de Janeiro mostra estruturas em 3D (Foto: Reprodução/Google Earth)
Se ambientes urbanos não lhe atraem, o Google Earth têm alternativas naturais. Um exemplo é o Kenai Fjord National Park, um parque localizado no estado americano do Alasca. Possui imagens de tirar o fôlego dos vales e montanhas gelados, além de registrar todas as mudanças de altitude em 3D, ajudando a entender melhor a região coberta de gelo e neve.
Parques mostram belezas naturais ao redor do mundo (Foto: Reprodução/Google Earth)
7. Vesúvio, Itália
O vulcão, que se tornou famoso por destruir a cidade de Pompéia, na Itália, é uma atração turística no mundo real e também no Google Earth. Há várias fotos, inclusive passeios em 360º que permitem ter uma ideia melhor do tamanho e poder de destruição deste gigante adormecido.
Passeio pelo Vesúvio inclui panoramas e fotos (Foto: Reprodução/Google Earth)
8. Chernobyl, Ucrânia
O Google Earth também dá acesso a partes do mundo que seriam inacessíveis normalmente, como os arredores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, uma área onde a presença humana é proibida. É possível fazer um passeio pelas ruínas da cidade abandonada de Pripyat, graças à integração com o Street View e ter acesso a informações sobre o acidente.
Fotos mostram zona abandonada próxima à usina de Chernobyl (Foto: Reprodução/Google Earth)
9. Ouro Preto, Brasil
Ouro Preto, em Minas Gerais, cidade histórica brasileira também tem várias fotos e imagens em 360º para ajudar os usuários a terem uma noção de seu tamanho e importância, além de permitir visualizar prédios históricos que são verdadeiras obras de arte. O Google Earth também tem imagens de outros locais importantes do mundo.
Cidade histórica de Ouro Preto possui passeios em 360º (Foto: Reprodução/Google Earth)
10. Dubai, Emirados Árabes
Além das maravilhas naturais, é possível ver construções humanas incríveis, como as ilhas artificiais de Dubai. A cidade nos Emirados Árabes também possui vários outros atrativos, como seus enormes arranha-céus.
Ilhas artificiais de Dubai mostram a capacidade humana de mudar o ambiente (Foto: Reprodução/Google Earth)
11. Sua própria cidade
Viajar pelo Google Street View é um bom passatempo e, além de conhecer locais distantes, é interessante visitar sua própria cidade natal e ver o conteúdo disponível. Você pode conhecer um pouco mais sobre o lugar que nasceu, ver imagens do passado, assim como novos locais para visitar.