O Chrome OS é um sistema operacional, desenvolvido pelo Google, conhecido por funcionar quase que 100% online, conectado a serviços de nuvem. Antes do usuário decidir se vale a pena usá-lo, é recomendado testá-lo em um virtualizador como o VirtualBox. Assim você pode experimentar as principais funções do sistema baseado na nuvem e saber se atende suas necessidades antes de comprar um Chromebook.
Só é possível instalar em uma máquina virtual uma versão levemente modificada do Chrome OS equipado em Chromebooks. Baseado no código livre do Google, o Chromium OS é parecido com o original e pode ser baixado gratuitamente na versão desenvolvida pela Nerware, chamada de CloudReady.
Aprenda a usar o Chrome OS no VirtualBox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 1. Baixe a versão mais recente do VirtualBox;
Passo 2. Acesse a página oficial (neverware.zendesk.com) do CloudReady para baixar uma versão já convertida em máquina virtual para o VirtualBox;
Passo 3. Abra o VirtualBox e acesse a opção “Importar Appliance” no menu “Arquivo”;
Importe a VM para o VirtualBox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Clique no ícone no canto direito e adicione o arquivo baixado no Passo 2;
Adicione a VM baixada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 5. Se desejar, troque o nome da sua máquina virtual e inicie a importação em “Importar”;
Renomeie e e inicie a importação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 6. Aguarde o processo de importação da máquina virtual para VirtualBox, pode demorar um pouco dependendo do processamento do seu computador;
Aguarde a importação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 7. Ao final, clique na sua máquina virtual com Chrome OS e selecione “Iniciar” para fazer boot no sistema;
Inicie sua máquina virtual com Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo
... 8. Escolha o idioma Português (Brasileiro) e configure o teclado para a mesma língua. Avance para começar a usar o Chrome OS virtualizado dentro do Windows.
Configure o idioma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Estarão presentes praticamente todos os recursos vistos em Chromebooks, incluindo atualizações constantes e acesso a serviços como Google Drive e Google Docs.
É uma boa forma de testar e saber se um notebook com o sistema pode servir para suas necessidades, sem comprometer o sistema operacional principal do seu computador.