O bom e velho Mac OS X, o sistema operacional da Apple para desktops e notebooks, ganhou um novo nome e, a partir de agora, vai se chamar macOS Sierra. O anúncio foi feito junto com a revelação da nova versão do software, que ocorreu na segunda-feira (13) durante o keynote da Maçã no WWDC 2016 , um evento anual voltado a desenvolvedores que ocorre até o dia 17 de junho em São Francisco, na Califórnia, com cobertura do TechTudo . A atualização também conta com vários novos recursos e, finalmente, a tão aguardada chegada da Siri ao Mac.
Apple anuncia iOS 10, macOS Sierra, Siri no Mac e mais na WWDC 2016
Um novo nome: macOS
Segundo o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, a troca de nome foi um passo natural e justifica a mudança com a evolução planejada do software.
“O OS X nos serviu por muitos anos, mas quando olhamos para ele junto com outros produtos, percebemos que havia um nome mais limpo e elegante”, diz.
A nova versão do sistema operacional se chama macOS Sierra e segue a tendência de ser nomeada em homenagem a locais da Califórnia.
A Siri vai chegar no Mac logo? Troque dicas de como instalar a Siri no seu Macbook no Fórum no TechTudo.
Segundo Federighi, o novo software para macbooks foi planejado para ser mais leve e ocupar menos espaço. O foco é se basear em integração com a nuvem através do iCloud Drive , os fundamentos da experiência de uso do Mac e continuidade, a capacidade de começar uma tarefa em um dispositivo e continuá-la em outro sem dificuldade, como já acontece com o Windows 10.
Siri no macOS
O recurso mais aguardado é sem dúvida a assistente pessoal Siri, do iPhone, que passa a estar disponível no macOS. Atendendo por comandos de voz, o app contém todos os recursos já incluídos no iOS, além de capacidades que o permitem usar o ambiente único do macOS no computador.
A assistente pode ser acessada através da Dock ou de comandos de teclado, sendo capaz de encontrar informações ou arquivos e enviar mensagens. Pode entender especificações complexas, como um período de tempo em que o documento foi usado e filtrar a busca com novos termos.
Outras novas capacidades inclusas na Siri no Mac são a possibilidade de arrastar items dos resultados de busca para outras janelas, como e-mails e documentos, fixar a janela da assistente no canto da tela e programá-la para exibir notícias relacionadas a tópicos específicos.
Auto unlock no macOS
Um dos novos recursos do macOS Sierra é o auto unlock, que promete eliminar a senha ao abrir o computador da Apple. O sistema é capaz de detectar quando a pessoa que está usando o dispositivo é mesmo o seu dono ao perceber que ela possui outro aparelho da Apple, como um Apple Watch ou iPhone, autenticado na mesma conta. Neste momento, o macOS é acessado automaticamente.
Sincronizando iOS e macOS
A atualização também ganhou novos recursos para serem usados junto com o iCloud Drive. Um deles é uma extensão da capacidade de sincronizar documentos, que, agora, vai funcionar automaticamente com o desktop do dispositivo, que passa a ser atualizado automaticamente em todos os computadores sincronizados e também pode ser acessado em iPhones e iPads com iOS 10.
Os dispositivos móveis também vão sincronizar sua área de transferência, armazenando textos e fotos na nuvem, o que significa que o conteúdo copiado normalmente no telefone pode ser colado no desktop automaticamente ou vice-versa. Também foi criado um novo sistema de automatização, que armazena automaticamente conteúdo antigo na nuvem, liberando mais espaço no computador.
Apple Pay na Web
O foco em continuidade também permitiu a migração do Apple Pay para o macOS. O novo sistema permite que as lojas online ofereçam a opção de pagar com o Apple Pay. Quando o usuário opta por essa funcionalidade, poderá confirmar a compra no e-commerce usando o Touch ID de seu iPhone ou Apple Watch normalmente. O recurso foi expandido e passa a funcionar em outros países além dos Estados Unidos, como Reino Únido, Canadá, Austrália, China, Cingapura, Suiça, França e Hong Kong. Entretanto, o Apple Pay ainda não chegou ao Brasil e não há previsão para que funcione por aqui.
Aplicativos 'com abas'
A Apple também criou uma nova funcionalidade para as abas que deve ser oferecida automaticamente para todos os aplicativos. Qualquer aplicativo para o macOS poderá agrupar todas as suas telas na mesma janela, de forma semelhante ao que acontece em navegadores. O recurso funciona inclusive em aplicativos de terceiros sem a necessidade de alterações dos desenvolvedores.
Vídeo PIP
Usuários do macOS Sierra também poderão assistir a vídeos ao mesmo tempo em que fazem outras tarefas com o vídeo PIP (Picture in Picture). O recurso permite transformar qualquer vídeo em uma janela separada com tamanho e posição configuráveis que se sobrepõem a outras janelas.
Como atualizar para o macOS Sierra?
O novo macOS Sierra já possui uma versão para desenvolvedores, que foi lançada na segunda-feira (13). Segundo a Apple, a primeira versão beta pública para testes voltados para o consumidor comim deve ser lançada em julho de 2016, sendo que a versão final para o usuário deve ficar pronta a partir de setembro.
A atualização será gratuita para MacBooks e iMacs lançados a partir de 2009 e MacBooks Air e Pro e Macs mini e Pro lançados a partir de 2010.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Brasil é líder mundial em golpes de phishing; saiba se proteger
- Mundial de LoL 2019: Flamengo perde para DAMWON na estreia do Worlds
- Como criar efeito de ilumina??o com Equil?brio de Cores no Photoshop
- Como usar login em duas etapas no LastPass com o app Authenticator
- Facebook caiu? Rede fica fora do ar no PC para alguns usuários no Brasil
- LG Gram 2018 vs Samsung Style S51: compare a ficha técnica dos notebooks
- Spotify aumenta preços de planos Premium no Brasil; veja valores
- MacBook de 12 polegadas e menos de 1 kg pode ser primeiro com chip ARM
- Facebook Messenger for Desktop leva app de chat ao PC; saiba usar
- Descontos na Amazon em Março: links secretos e ofertas atualizadas semanalmente