Os aparelhos vestíveis, como smartwatches e rastreadores de atividades físicas, são alvos fáceis de hackers. A afirmação é de um grupo de pesquisadores do Stevens Institute of Technology e da Universidade de Binghamton. Além de terem grande potencial de monitorar atividades do usuário, os cientistas acreditam que os gadgets também podem ter sérias falhas de segurança que permitem a divulgação de senhas e PINs ao identificar o movimento das mãos.
Sete vantagens dos relógios com Android Wear sobre o Apple Watch
De acordo com a pesquisa, as informações dos wearables podem ser obtidas através da instalação de softwares dedicados, ou a partir de treinamentos com dados fornecidos pelos sensores de movimento presentes nesses eletrônicos.
“Um dispositivo vestível pode ser usado para discriminar distâncias e direções milimétricas de movimentos refinados das mãos do usuário, o que permite que os invasores reproduzam as trajetórias e, inclusive, descubram códigos secretos”, aponta o relatório da pesquisa.
Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone
Para comprovar as informações, o time de cientistas usou três diferentes dispositivos (LG W150, Moto 360 e Invensense MPU-9150) e combinou seus sensores de movimentos com um algoritmo capaz de rastrear sequências de dados baseadas nos movimentos das mãos. A técnica também foi aplicada em diferentes tipos de teclados, como os de caixas eletrônicos e Qwerty, com mais de cinco mil senhas criadas por vinte pessoas.
O resultado foi surpreendente e 80% dos códigos foram descobertos na primeira tentativa. Esse número subiu para 90% quando os pesquisadores fizeram três experiências. Ou seja, o software malicioso usado no estudo aliado aos sensores de movimentos permitiram que os pesquisadores adivinhassem a grande maioria das senhas a partir dos movimentos das mãos feitos pelos usuários, mesmo que fossem realizados gestos sutis.
No caso de uma aplicação na vida real, o hacker sequer precisari
Por enquanto, a única maneira de evitar que as senhas sejam rastreadas é criando códigos mais difíceis, ou fazer movimentos falsos com a mão para tentar enganar o hacker.
Via Semantic Scholar e IEEE Spectrum
Qual melhor relógio com Android Wear, Moto 360 ou LG G Watch? Opine no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cinco melhores celulares até R$ 1.500 para comprar no Brasil
- Exclusivo: troca de mensagens é a atividade preferida dos brasileiros no celular
- Conheça o Candle, aparelho que carrega bateria do celular com água quente
- Cinco dicas para usar o WhatsApp com seguran?a e privacidade
- Conheça as impressoras Epson com melhor custo-benefício no Brasil
- Lutadores de Street Fighter serão jogáveis em Monster Hunter World
- Como fazer download de Crossfire Mobile para Android e iPhone
- Apple TV+: como baixar filmes e séries para assistir offline
- Como baixar e instalar a versão de testes do macOS High Sierra
- Veja como ajustar a hora no iPhone manualmente