A 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL 17) acontece entre dos dias 13 e 15 de julho, em Porto Alegre. O evento, que vai ser realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), reúne entusiastas do software e hardware livres do mundo todo para uma série de palestras e oficinas sobre liberdade tecnológica e promoção de tecnologias de código aberto.
O que é software de código aberto?
Apesar de ter um termo tão pouco familiar como “software livre” no título, o FISL é um evento interessante até mesmo para aqueles que não entendem o que é código aberto ou "open source".
Para além de termos técnicos e assuntos densos, as discussões sobre privacidade digital e liberdade de escolha dizem respeito ao dia a dia de qualquer pessoa que possua um computador ou acesse a Internet em um dispositivo. Foi a partir do FISL que se originou, por exemplo, o Marco Civil da Internet, lei que garante direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Aí está a importância do evento.
O tema central de 2016 é a “Internet das Coisas”. Ou seja, a tendência de que cada vez mais objetos que nos rodeiam possuam conexão com a Internet (de relógios e carros até geladeiras e camas).
Fica a questão: essa tendência é positiva, mesmo que nem sempre tenhamos conhecimento sobre como funciona o código desses objetos? Para falar disso, o FISL receberá alguns palestrantes de peso, como o coordenador do Laboratório de Internet das Coisas, no México, Manuel Haro.
Outros convidados internacionais são o cubano Pablo Drake, coordenador do grupo de Usuários de Tecnologias Livres em Cuba; o ativista Torsten Grote, criador da campanha “Liberte seu Android”, com o objetivo de ensinar as pessoas sobre como proteger sua privacidade em celulares e tablets; e o especialista em segurança computacional Rodrigo Ubira Branco.
Tem vírus no Linux? Descubra essa e outras curiosidades no Fórum do TechTudo.
Além de palestras e de cerca de 35 oficinas, o FISL traz outras atrações diversas, como:
- Laboratório de hardware livre: já tradicional no evento, o laboratório é um espaço de troca de experiências entre os aficionados por construir suas próprias máquinas. Aqui os participantes aprendem diferentes maneiras de programar o Arduíno, espécie de placa utilizada na confecção de sistemas eletrônicos caseiros e até mesmo de robôs.
- Maratona Startups LIVRES: uma série de oficinas e palestras que ensinam como integrar o software livre a estratégias de negócio.
- Encontro de produtoras culturais colaborativas: evento simultâneo ao FISL 17 que reunirá grupos autogestionários de empreendimentos criativos (audiovisual, produção, cultu
- Workshop Software Livre: espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos.
- Laboratório de Tecnologias Educacionais Livres: como nas demais edições, o FISL reserva um espaço para a apresentação e discussão de projetos educacionais que utilizem tecnologia livre, como programação voltada para crianças e o uso de robótica em sala de aula.
O TechTudo estará presente no evento, trazendo para entrevistas e notícias sobre o que há de mais interessante no FISL 17. A agenda completa você confere em (softwarelivre.org/fisl17). Até lá!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como pedir para participar de uma live no Instagram
- Microsoft promove projeto na BGS e ajuda novatos a criarem jogos para Xbox
- Sharp anuncia o primeiro display 4K para smartphones do mundo
- Sem vírus: veja como proteger o pendrive e impedir que seja infectado
- Raspberry Pi Zero WH: novo mini PC tem todas as conexões por R$ 60
- Brasil vai receber primeiro Major de CS:GO em 2020, o ESL One Rio
- Como iniciar um bate-papo anônimo no Google Allo
- Como comprar e baixar DLCs de Xenoblade Chronicles X no eShop do Wii U
- Battle Royale e Auto Chess: entenda as novas tendências dos jogos
- CS:GO: DreamHack anuncia campeonato em Rotterdam, Holanda, para 2019