A Samsung voltou atrás e decidiu incluir o Galaxy S6, smartphone top de linha do ano passado, na lista de aparelhos compatíveis com o Samsung Pay. O sistema de pagamentos pelo celular, com o objetivo de substituir o cartão de crédito de plástico, foi anunciado na semana passada, em São Paulo. Ele está em operação desde 19 de julho – e alguns clientes já relatam dificuldades.
Galaxy S7 ou Moto Z? Saiba qual celular premium detona nas especificações
Inicialmente, a fabricante sul-coreana disse que o Samsung Pay só seria liberado em telefones com as tecnologias NFC e MST. A primeira é bastante comum em smartphones intermediários e avançados, enquanto a segunda só aparece em alguns modelos. Ela não está presente no S6, o que foi usado como justificativa para ausência deste modelo no sistema de pagamento virtual.
Na ocasião, a Samsung respondeu ao TechTudo que tomou a decisão "para garantir a ampla aceitação nos pontos de vendas".
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.
Com isso, oito modelos de telefones da marca vão funcionar com o Samsung Pay: Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy A5 2016, Galaxy A7 2016, Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge Plus, Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Os aparelhos custam a partir de R$ 1.899.
Para o consumidor, o processo de uso do Samsung Pay promete ser simples: basta tirar uma foto do cartão de crédito e validar os dados com a Samsung. Assim, as informações do cartão serão transmitidas para o smartphone. Na hora de realizar o pagamento, bastaria aproximar o celular da máquina, confirmar o cartão e colocar o dedo no leitor de impressões digitais ou digitar a senha de quatro números.
Segundo a marca, a carteira virtual é segura porque não armazena informações sobre o cartão no celular. Três níveis de segurança são empregados: autenticação biométrica, geração de token e Samsung Knox, aplicativo de segurança móvel que divide o smartphone em dois ambientes (um pessoal e o outro para trabalho).
Queixas de clientes
No lançamento, o Samsung Pay está disponível para clientes do Banco do Brasil, Brasil Pré-Pagos, Caixa, Porto Seguro e Santander. Cada instituição financeira tem critérios próprios para liberar o acesso ao serviço, dependendo do cartão de crédito do consumidor.
O Santander, por exemplo, permite o acesso de donos de cartões de bandeira MasterCard ou Vista, desde que nos segmentos Platinum, Unlimited e Unique. Já a Caixa oferece a carteira virtual exclusivamente para os clientes portadores de cartões emitidos pela MasterCard. A Brasil Pré-Pagos, por sua vez, permite que os clientes do segmento Brasil Você Internacional usem o serviço. A Porto Seguro não informou quais segmentos de cartões são compatíveis com a carteira virtual.
O Banco do Brasil não informou quais segmentos de cartões são atendidos pelo Samsung Pay. Alguns consumidores se queixaram de dificuldades em associar o cartão Platinum à carteira virtual. Depois do contato do TechTudo, o aplicativo passou a informação que os donos de cartões Ourocard poderiam iniciar o uso da tecnologia "em breve". A fabricante não explicou o motivo do problema. (Leia a nota ao fim do texto)
Bancos conhecidos ficaram fora do lançamento do Samsung Pay, mas a empresa garante que está em negociação com Bradesco, Itaú Unibanco e Banrisul. Embora não seja tão expressivo assim, o Nubank, queridinho dos internautas, também negocia a entrada no Samsung Pay.
O Apple Pay, para iPhone, e o Android Pay, carteira virtual do Google, oferecem recursos similares, mas ainda não têm previsão de chegada ao país.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Falha no MacOS deixa acessar o sistema usando qualquer senha
- Snapchat ganha busca por snaps, chats e pessoas no iOS e Android
- Galaxy A51 em detalhes: ficha técnica, preço, prós e contras
- 99POP, 99TAXI e 99TOP: entenda as diferenças entre modalidades do app 99
- Nubank anuncia empréstimo pessoal pelo app; saiba como funciona
- JBL Charge 3 vs Sony XB41: compare ficha técnica e preço das caixas de som
- Como tirar print no Moto G9 Play
- Melhor navegador para celular Android ou iPhone em 2019: veja sete opções
- Cinco funções do Spotify que você precisa conhecer
- CS:GO: MIBR perde para a G2 Esports no StarLadder Berlin Major 2019