Minecraft Education Edition é uma versão do jogo de blocos desenvolvida para ser utilizada em salas de aula. Com esta edição, os professores de todo o mundo poderão aproveitar as possibilidades que o game oferece para tornar as aulas mais divertidas e lúdicas, estimulando o aprendizado e a criatividade.
Minecraft: saiba como baixar e instalar mods no game de construir
Em essência, o Minecraft educativo é o mesmo já conhecido mundialmente. Apenas algumas modificações foram feitas para torná-lo mais didático e aplicável em sala de aula, permitindo que os professores tenham controle do que acontece no mapa e liberdade de criar um ambiente virtual educativo de acordo com o tema que será tratado em classe.
Dentre as principais mudanças estão a inclusão de novos blocos específicos que ajudam o professor a limitar a área de atuação da turma no mapa, não só demarcando os limites do território, mas também indicando onde os jogadores poderão construir ou não. Outra inclusão são as lousas, onde eles podem escrever o tema da aula, comunicados e orientações para as atividades.
Já para os alunos, um dos itens mais interessantes que foram adicionados foi a câmera que possibilita o registro das atividades. Ao tirarem fotos dos projetos os alunos podem colocá-las em portfólios, uma espécie de álbum onde as imagens ficam armazenadas. Junto com elas, os alunos podem anotar sobre o que está acontecendo e o progresso do projeto. Todo o conteúdo registrado com esta ferramenta poderá ser compartilhado com outros alunos e professores.
Cada servidor terá capacidade de até 30 usuários além do administrador e professor, para que seja fácil a identificação dos jogadores. Será possível, também, personalizar os avatares com skins diferentes.
Para os estudantes e professores que nunca jogaram Minecraft, a versão educativa conta com um breve tutorial que ensina as funcionalidades, comandos e receitas do game de forma simples e divertida antes de eles surgirem no mapa.
Para os docentes que gostariam de começar a usar a versão do game para incrementar suas aulas mas não sabem como, existe um grande suporte online com ideias de currículos que podem ser aplicados de acordo com cada faixa etária e que auxiliará nos primeiros passos deste mundo.
Através do Minecraft Education Edition os professores poderão variar as atividades em sala de aula usando uma ferramenta digital familiar aos alunos que permitirá o despertar da criatividade.
Dentre as sugestões de conteúdos nos quais o jogo pode ser aplicado estão: planejamento urbano, mudanças climáticas, biodiversidade, períodos da história humana, geometria, perímetro e muitos outros.
Cada vez mais professores e instituições de ensino tentam se desvincular do modelo clássico de ensino baseado nos livros e apostilas incluindo ferramentas digitais nos currículos. Inúmeros jogos e softwares já foram desenvolvidos para contribuir com a tarefa de ensinar de uma maneira mais simples, lúdica e divertida. A versão educativa do game da Microsoft promete ser mais um grande aliado neste desafio.
Minecraft tem grande potencial para ser tornar um aliado dos professores em sala de aula. Dentro do mundo aberto dos blocos, poderá ser aplicado o aprendizado de lógica, matemática e programação, noções aeroespaciais, estimulando a criatividade, a inovação e ainda promover o trabalho em grupo, ampliando as noções de cooperação e comunidade dos alunos.
Por ser algo com o que as crianças e adolescentes já estão acostumados, pois a maioria já jogou alguma vez o game, todo o processo atrai a atenção da turma, contornando um grande problema atual das salas de aula: a dispersão. Com a atenção, usando também sua criatividade na hora de criar o conteúdo programático das aulas, o professor consegue utilizar o game de uma maneira inovador
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- O que é um Pin Avançado e como ter um Rich Pin no Pinterest
- Brain Out e Hunter Assassin estão entre jogos mais baixados de dezembro
- Como mudar a roupa dos personagens em Uncharted 4
- Como mover a barra de endereços do Chrome para baixo no Android
- Como enviar fotos em alta qualidade pelo WhatsApp
- LG Q Note+
- Conheça 10 aparelhos ‘fundamentais’ para quem curte esportes radicais
- Review D-Link Wi-Fi DAP-1325
- DANFE Online: o que é e como consultar a versão da nota fiscal eletrônica
- Facebook: como compartilhar perfil, página, post e eventos no Android