O Anniversary Update é a primeira grande atualização do Windows 10, que começa a ser liberada nesta terça-feira (2). Disponível para download gratuito, a nova versão do sistema traz funções aguardadas, como a Cortana em português para o Brasil, extensões para o Microsoft Edge e o Windows Ink com ferramentas para anotações com canetas. Há também reformulações importantes no Menu Iniciar, central de Notificações e em outras áreas do sistema.
Anniversary Update do Windows 10 pode chegar com atraso; entenda
O que há de novo?
O Anniversary Update marca a chegada de inúmeras funções requisitadas ao Windows 10. A Cortana, por exemplo, deve auxiliar em pesquisas, configurações de alarmes, notas, sugestões de restaurantes, trajetos de carro e outras atividades do dia a dia em português. A assistente poderá ser usada também na tela de bloqueio e para exibir notificações do Android no PC.
Já o Microsoft Edge ganhará suporte a extensões, tendo opções disponíveis como o Microsoft OneNote, Evernote, Microsoft Office Online, AdBlock, LastPass, entre outros. O browser ganhou funções, como navegações por gestos, alertas integrados à central de notificações, fixação de abas, login via biometria e outros.
Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
Para quem usa o computador com suporte à caneta stylus, a Microsoft criou o Windows Ink. É uma central onde usuários poderão encontrar links para apps adaptados para anotações, baixar novas opções na loja e usar ferramentas como a régua digital. Foram incluídos aplicativos nativos como notas autoadesivas, bloco de esboços e ferramentas de anotações em tela.
A Microsoft fez algumas mudanças visuais importantes. O Menu Iniciar, por exemplo, foi reformulado com a coluna “todos os aplicativos” sempre em exibição e novos atalhos para poupar cliques. A central de notificações foi movida para o canto da barra de tarefas e mostrará alertas com mais detalhes.
Os donos de Xbox One poderão jogar os games digitais comprados no console também no computador e vice-versa. A Windows Store vai ganhar um novo design e será unificada em todos os dispositivos com Windows 10: celulares, PCs,
Quanto custa o Anniversary Update?
Se você já tem o Windows 10 instalado no seu computador, o Anniversary Update será totalmente gratuito. Basta ligar o Windows Update e aguardar até que o pacote de atualização chegue para você. Mas caso não tenha, será necessário comprar uma licença do Windows 10 e baixar a atualização mais recente.
Quem pode fazer a atualização?
Segundo a Microsoft, todos os usuários do Windows 10 podem fazer a atualização para o Anniversary Update a partir de 2 de agosto. No entanto, se você ainda não recebeu a atualização, não há motivos para se preocupar. Segundo a chefe do programa Windows Insider, Dona Sarkar, o update chegará em ondas de forma similar ao lançamento do sistema no dia 29 de julho de 2015.
Requisitos mínimos
A Microsoft resolveu mexer nos requisitos de sistema pela primeira vez em muitos anos. A partir do Anniversary Updates, os computadores com chips de 32-bits terão que ter 2 GB de RAM ao invés de apenas 1 GB.
A mudança, porém, só deve afetar os novos equipamentos, já que essa é uma exigência da Microsoft para fabricantes. Os computadores antigos devem ser capazes de fazer a atualização, mas podem ter recursos desativados ou funcionamento mais lento. Processadores de 64-bits seguem exigindo 2 GB de RAM.
Os requisitos mínimos oficiais para o Windows 10 Anniversary Update, portanto, serão: processador de 1 GHz ou superior, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento livre para a versão de 32-bits e de 20 GB para a de 64-bits. Além disso, é necessária uma tela com resolução de 800 x 600 pixels ou superior.
Como fazer a instalação no seu PC
Se o seu computador atende todos os requisitos para o Anniversary Update, basta seguir as seguintes recomendações para atualizar o seu PC. Lembre-se que o update pode durar algumas horas, sendo recomendado evitá-lo em períodos quando se é preciso usar o computador.
Passo 1. Faça backup da sua máquina. Como qualquer atualização e alteração no sistema operacional, há sempre chances que problemas ocorram. Confira como criar um disco de recuperação do Windows 10.
Além disso, salve seus arquivos pessoais em pendrives, HDs externos ou em serviços de nuvem como o OneDrive, Google Drive ou Dropbox;
Passo 2. Acesse as configurações do sistema no menu iniciar;
Passo 3. Clique em “Atualização e segurança”;
Passo 4. Na guia “Windows update”, toque em “Verificar se há atualizações”;
Passo 5. Aguarde até que o sistema termine e busca. Se houver instalações, o Windows começará a baixar e fará a instalação do sistema. Durante esse tempo, será necessário reiniciar o computador. Portanto, salve todos os seus trabalhos;
Passo 6. Após o update, o Windows 10 voltará para a tela de login. Digite sua senha e aguarde até o fim da configuração da sua conta;
Pronto! Agora você já pode aproveitar o Windows 10 Anniversary Update no seu computador.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como desativar o trackpad para conectar um mouse externo no MacBook Pro
- Apps baixados 3,5 milhões de vezes fazem cobranças não autorizadas
- Carro inteligente: veja cinco vantagens de ter um sistema nativo a bordo
- Bélgica x Japão ao vivo: como assistir ao jogo da Copa do Mundo online
- Como localizar o app para abrir um arquivo desconhecido no Mac
- Comprar o Moto E2 ainda vale a pena? Conheça os prós e os contras
- Veja como usar o programa Aida64 para saber tudo sobre o seu Android
- Para que serve e como usar o Totem da Imortalidade de Minecraft
- Haylou GT1 é bom? Veja ficha técnica e preços do fone de ouvido barato
- Empresa cria PC Gamer que roda jogos de PS4, Xbox e Switch