O computador pode parecer lento demais depois de um tempo encostado. A sensação é comum e pode ser explicada por uma demora no carregamento após um tempo sem usar a máquina. Entretanto, encarar o sintoma apenas como falta de uso, pode ocultar problemas um mais sérios com origem tanto no software como no hardware.
Como trocar a pasta térmica do processador
Abaixo, você confere uma lista de sugestões que podem ajudar a isolar o problema e a resolvê-lo, garantindo que seu computador volte a funcionar com a capacidade máxima. E o melhor: tudo sem gastar um centavo.
Atualize todos os softwares
Drivers, Windows, aplicativos e jogos que você utiliza. Busque realizar uma atualização completa de cada um dos elementos que fazem parte do seu computador e da sua experiência de uso.
Muitas vezes, especialmente quando o assunto são games, novos patches corrigem defeitos nos jogos e podem promover melhora de desempenho. No caso do hardware, placas de vídeo costumam receber novos drivers periodicamente, que acabam ajudando numa melhor performance geral.
Faça uma limpeza no sistema operacional
É interessante usar aplicativos como o CCleaner para vasculhar vestígios de arquivos esquecidos no disco rígido, configurações ineficientes de inicialização (que podem deixar o processo de boot extremamente demorado), além de entradas defasadas no Registro do Windows. A soma de todos esses pequenos problemas, que acabam se acumulando de forma natural com o uso do computador, acaba deixando o PC mais lento.
O CCleaner, e qualquer aplicativo do gênero, pode encontrar esses problemas e eliminá-los do seu sistema. Em geral, uma manutenção desse tipo pode ajudar seu PC a recuperar o fôlego.
Desfragmente o HD
Se o seu PC roda com disco rígido comum, é hora de considerar uma desfragmentação. A ideia desse recurso é examinar as partições e colocar tudo em ordem: dada a natureza pela qual os nosso computadores funcionam, é comum que ao longo do tempo o HD guarde diversas partes de um mesmo arquivos em setores diferentes do disco.
Para ler esse arquivo, o sistema precisa ler todas essas partes, o que demora muito mais do que ler o arquivo todo guardado em um lugar só.
Desfragmentar consiste em colocar a casa em ordem e reunir todas as partes de cada arquivo em um mesmo lugar, tornando a operação do HD mais rápida e, consequentemente, de todo o sistema também. Mas atenção: se você usa SSD, nunca execute a desfragmentação! Você só vai piorar as coisas.
Tem certeza de que não há vírus?
Muita gente torce o nariz quando alguém lembra de que a origem dos problemas pode estar em algum vírus, mas a verdade é que muitas dessas pragas acabam se manifestando de forma muito clara ao prejudicar o desempenho do seu computador. Certifique-se de que você está rodando um antivírus de boa qualidade e realize verificações completas (sim, aquelas que demoram muito) para ver se você não foi infectado.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Formate e comece do zero
Se nada disso deu certo até agora e a sensação de lentidão persiste, considere recomeçar. Faça o backup dos seus dados e formate o computador novamente. De certa forma, formatar é uma desfragmentação radical: tudo estará em ordem e se os seus problemas de performance tiverem origem no software, esse passo deve resolver seus problemas definitivamente.
Examine seu hardware
Se nada resolveu, você precisa considerar que exista a
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Confira as opções de notebooks mais em conta da Positivo
- Windows 10 foi instalado em 14 milhões de dispositivos, diz Microsoft
- Celular na Black Friday: guia tem melhores smartphones em custo-benefício
- Como diminuir a tela do PC? Saiba mudar o zoom, a escala e a resolução
- Cartucho original do jogo Super Mario Bros. é vendido por R$ 600 mil
- Hex Shards of Fate: jogo de cartas online gratuito chega ao Brasil
- Como usar o Galaxy J7 Pro como roteador Wi-Fi
- Pane na Apple: iPhone exibe mensagem de erro na iTunes Store
- Minecraft: como usar a skins de Os Simpsons no PS4 e Xbox One
- Campus Party 8 revela hist?ria do Museu do Videogame Itinerante