Mine Kafon Drone (MKD) é uma daquelas invenções que podem ajudam a melhorar o mundo. Criado por Massoud Hassani, sua especificidade é mapear, dectar e detonar minas terrestres, além de ser um drone não tripulado e 20 vezes mais rápido do que tecnologias já existentes.
Novo drone 4K da Yuneec tem sistema da Intel para evitar acidentes
O objetivo é limpar o mundo desses objetos em menos de 10 anos. Apesar de ser uma meta bastante ambiciosa, muitas pessoas acreditam que vale a pena e o projeto já alcançou sua meta de financiamento coletivo do Kickstarter.
O MKD oferece uma solução inovadora para a remoção de minas terrestres, fornecendo um sistema de desminagem confiável, feito em três estágios. Há atualizações precisas e informações sobre as operações de limpeza de minas. O dispositivo voa sobre as áreas perigosas autonomamente, equipado com três extensões robóticas separadas, que são intercambiáveis .
A primeira ação é o mapeamento, quando o drone voa sobre o campo inteiro, com um sistema 3D aéreo, para identificar todas as áreas perigosas. Em seguida, uma segunda parte do dispositivo, equipado com um braço robótico paira a quatro centímetros do chão para detectar as minas terrestres.
Cada bomba detectada é marcada no sistema do operador para construir um mapa de locais de minas conhecidas. Para a fase final do processo, um braço articulado posiciona um pequeno detonador em cada mina detectada. Depois disso, o campo minado é detonado de uma distância segura usando um temporizador.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone
O fato de algumas tecnologias serem antigas e estarem degradas é uma dificuldade em achar essas minas, pois a detecção de metais pelo drone fica prejudicada. Outro problema seria a precisão típica de quatro metros do GPS, que não seria suficiente para o mapeamento exato da mina terrestre e que poderia colocar a vida das pessoas em risco.
Mas a fabricante afirma ter resolvido o problema, utilizando também o GPS triangulado e antenas externas no campo. Além disso, as imagens de vídeo e foto precisam ter coordenadas específicas para o localizador, o que requer um software complexo que exige uma extensa programação.
Atualmente, especialistas acreditam que ainda existem cerca de 100 milhões de minas terrestres no mundo, muitas das quais são sobras de conflitos que já acabaram há muito tempo. O drone, criado por uma impressora 3D, custa cerca de 75 euros (cerca de R$ 274 em conversão direta, sem impostos). A entrega para o Brasil vai acontecer a partir de setembro.
Via The Verge e Kickstarter
Qual é o preço justo para um drone? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Lumia 435, smart 'baratinho' da Microsoft, é homologado pela Anatel
- The Banner Saga 2 está entre os jogos grátis do Xbox One em julho
- Mortal Kombat X: confira os melhores fatalities do game
- O que muda do Galaxy J7 e J5 Metal em relação aos seus antecessores?
- Fortnite: como jogar o novo modo Dominação na Discoteca
- O que esperar da Motorola: Moto Z3 Force, Moto One e módulo de 5G
- Novo teclado smart para iPad Pro da Apple já vem com padrão internacional
- Como conferir o boletim das urnas eletrônicas no site do TSE
- Como gravar o áudio interno do Android sem precisar instalar aplicativos
- A linha Lenovo G40-70 é boa? Veja se notebooks valem a pena