O Facebook finalmente lançou o seu aplicativo oficial para o Windows 10 Mobile. Disponível até então em fases de testes, o app chega para substituir a versão anterior feita pela Microsoft e tem novas funções como atividades/emoções, reações em posts e salvar links na rede social. Além disso, há uma nova interface, com melhorias na navegação e menus do aplicativo.
Snapchat e Facebook são os aplicativos que mais gastam a bateria do celular
Um aplicativo do Facebook renovado era um pedido de muitos usuários do Windows Phone, que não tinham acesso a várias ferramentas já disponíveis para iPhone (iOS) e celulares com Android. Confira a seguir o que muda no Facebook oficial para a plataforma.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Requisitos mínimos
Para usar a nova versão do Facebook, os usuários precisam ter um telefone com o Windows 10 Mobile. No Brasil, os telefones compatíveis são Lumia 930, Lumia 1520, Lumia 640, Lumia 640 XL, Lumia 730, Lumia 735, Lumia 830, Lumia 532, Lumia 535, Lumia 635 (com 1 GB de memória RAM), Lumia 430 e Lumia 435. Ou seja, aparelhos antigos como o Lumia 920 e Lumia 1020 ou com 512 MB de RAM, que ficaram no Windows Phone 8.1, continuarão apenas com a versão feita pela Microsoft.
O que há de novo no Facebook?
Nova interface e navegação: O app oficial do Windows 10 Mobile ficou bastante similar à versão para iPhone. Para começar, a barra de navegação foi movida para a parte inferior da tela, junto com os botões de notificações, Messenger e adicionar contatos. Além disso, os usuários podem postar novo status no topo do feed de notícias, além da caixa “No que você está pensando”. Além disso, também é possível voltar à página anterior com um movimento da esquerda para a direita.
Reações: O sistema de reações do Facebook foi lançado mundialmente em fevereiro, mas os usuários do Windows Mobile
Sentimentos/Atividades: Outra função popular que chegou ao Windows 10 Mobile é a de adicionar sentimentos ou atividades às publicações na rede social. Agora, o usuário pode dizer aos seus amigos se está feliz ou triste sobre algo, assim como o que está assistindo, lendo, ouvindo, comendo, entre outras coisas.
Amigos nas imediações: Assim como na versão para Android e iOS, o Facebook para celulares da Microsoft agora mostra os seus amigos que estão por perto. Para usar a função, é preciso autorizar o aplicativo a acessar sua localização logo após fazer login. O recurso pode ser acessado no menu, logo acima dos grupos dos quais você participa.
Neste dia: outro recurso que chegou ao Windows 10 Mobile foi o “Neste dia”, que mostra posts antigos na rede social. Também disponível no menu de três linhas, a ferramenta mostra o que o usuário fez nesta data em anos anteriores.
Salvar links: Sem tempo para ler notícias ou quer salvar um tutorial da página do TechTudo para mais tarde? Basta clicar no topo da publicação e tocar sobre a opção “Salvar Link”. Todo o conteúdo poderá ser acessado a qualquer momento no menu do app para Windows 10 Mobile ou em qualquer celular ou navegador, já que tudo é sincronizado automaticamente.
Publicações Offline: Ao tentar publicar algo com a conexão fraca ou inexistente, o Facebook salvará o post para ser publicado posteriormente. Tudo é feito automaticamente, mas o usuário pode tentar manualmente ou desistir a qualquer momento.
Como usar Gifs no Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.
Vídeos e adesivos nos comentários. O app traz também suporte total aos comentários com fotos, vídeos e adesivos na rede social. Anteriormente, os usuários poderiam apenas publicar imagens e visualizar figurinhas publicadas por outros usuários, mas não comentar com stickers.
Editar foto do perfil e Capa. Outra grande deficiência da versão feita pela Microsoft era a impossibilidade de editar as imagens do perfil pelo app, sendo necessário abrir a versão para navegadores. Agora, no Facebook oficial, é possível tanto usar fotos do aparelho como aquelas já publicadas na sua conta da rede social.
Videos em PiP: Além de mostrar vídeos em tela cheia, o Facebook para Windows 10 Mobile agora também mostra as gravações em formato “Picture-in-Picture”. Basta reproduzir o conteúdo e tocar sobre o botão indicado no topo direito da tela. Um pequeno player será aberto sobre o feed, e o usuário poderá fechá-lo arrastando para o X no meio da tela.
Outras pequenas mudanças foram adicionadas ao aplicativo, como a reprodução de GIFs no feed de notícias, o gerador de códigos, sons e novas interfaces de compartilhamento e privacidade. Fora isso, há melhorias na exibição do feed, que promete ser melhor sincronizado com a versão web e para dispositivos com Android e iOS.
Transmissão de vídeos ainda fica de fora
Embora o novo aplicativo do Facebook seja considerado universal no Windows 10, a função de transmissão ao vivo presente no PC ainda não está disponível para celulares. Fora isso, usuários têm reclamado frequentemente nas avaliações da Windows Store sobre lentidão e outros problemas de desempenho.
App da Microsoft deixa de funcionar
Quem não ficou satisfeito com a nova versão do Facebook para Windows 10 Mobile não vai ter muita escolha: a antiga versão feita da Microsoft não funcionará mais. Ao abrir o app antigo, é recomendado que o usuário deixe de usar a versão e faça o download do programa atualizado na loja. A versão para Windows Phone 8.1, porém, segue funcionando normalmente.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- BTS World: game da banda K-Pop é o mais baixado do Brasil; saiba jogar
- Como baixar vídeos do Musical.ly no Android
- Como proteger o Organizze com senha e biometria
- Dragon Ball Z: Kakarot e novo Yakuza estão entre lançamentos da semana
- Como saber seu CEP ou descobrir um endereço pelo app dos Correios
- Seis coisas que o WhatsApp sabe sobre você
- Informe de Rendimentos Itaú: como consultar extrato para IRPF 2021
- FIFA 19: desvende cinco mitos e verdades sobre o Ultimate Team
- Tumblr Video Downloader: como baixar vídeo do Tumblr sem instalar nada
- Free Fire: como resgatar e ativar código da skin Incubadora do Dino