WeChat ganhou versão Web para Windows (Foto: Divulgação/ WeChat)
O WeChat para PC funciona de maneira simples. Para quem está curioso para conhecer o serviço, basta acessar o site “wx.qq.com” (sem aspas) e ler o QR Code com a função incluída no app WeChat pelo smartphone. Depois que autorizar o acesso web, uma página exibirá todos os seus contatos.
Layout da nova versão do WeChat para Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
A função já está disponível para usuários brasileiros, com atualização no mensageiro. O site para acesso está com caracteres em chinês, no entanto está sendo atualizada, aos poucos, para o inglês. Conforme a expansão do serviço, outros idiomas devem ser adicionados.
Para acessar o WeChat na web basta ler o QR Code pelo smartphone (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Na versão web do WeChat é possível ver a lista de contatos à esquerda, além de transferir arquivos entre o celular e o computador. Entre as funções estão: enviar texto, imagens, vídeos e áudios de forma simples. O resultado será mostrado em uma janela de chat, tanto no dispositivo móvel quanto no PC.
Dentre os recursos incluídos nas configurações novas, o usuário pode trocar a foto de perfil, desativar o som, abrir uma nova conversa e se desconectar do serviço. No smartphone, uma barra cinza indica no topo do aplicativo que o Web WeChat está logado. O WhatsApp Web ainda é muito limitado.
Em comparação, o WhatsApp já apresenta interface web toda em português e melhor trabalhada, além de funções mais completas com alertas na área de trabalho e possibilidade de gravar uma mensagem de voz. É como se estivesse aberta uma janela maior de versão móvel na tela do computador. Já o WeChat oferece uma formulação mais simples e a interface que ainda deve estar sendo aprimorada.
Versão web do WeChat é mais simples do que WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannar
Por vezes, os botões em inglês retornam para o chinês, dificultando o uso de quem não tem domínio do idioma. Além disso, não está disponível uma versão em português. Outra diferença é que o WeChat não salva o histórico da conversa na versão Web, ao contrário do WhatsApp que sincroniza as mensagens nas duas plataformas.