A terceira edição da campanha #EuPossoProgramar, que ensina crianças e jovens os primeiros passos sobre o desenvolvimento de software, foi anunciada na última segunda-feira (3) pela Microsoft. A iniciativa vai disponibilizar três cursos online, que podem ser feitos progressivamente, ou de forma isolada: “Hora do Código”, “Aprendendo a programar” e “Crie o seu primeiro aplicativo”. Todos são disponibilizados no site da campanha e são orientados por meio de vídeos legendados durante o dia 03 ao dia 07 de outubro.
Página da campanha #EuPossoProgramar, uma iniciativa Microsoft e Programaê (Foto: Reprodução)
O primeiro curso, "A Hora do Código", é fruto de uma parceria com a Code.org e utiliza os personagens de Minecraft e Frozen para ensinar crianças a programar, através de atividades interativas que ensinam conceitos básicos da programação. O "Aprendendo a Programar" , que foi idealizado em parceria com a Comunidade de TI, oferece cursos mais avançados de programação na nuvem, utilizando a plataforma Microsoft Azure e sistema operacional Windows. No final, o aluno ainda receberá um certificado eletrônico gratuito da “Microsoft Virtual Academy”. Já a última etapa vai ensinar aos jovens como criar aplicativos para Windows 10 na Plataforma Universal do Windows (UWP).
De acordo com os números divulgados pela Microsoft, essa campanha conseguiu fazer com que mais de 3 milhões de jovens começassem a programar nos últimos dois anos, somente na América Latina.
“Acreditamos que com iniciativas como esta levaremos a Ciência da Computação a um número cada v
... ez maior de jovens que terão acesso a esta poderosa ferramenta para desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, permitindo que eles consigam não só transformar seu presente, mas também a de suas comunidades”, afirmou Rodolfo Fücher da Microsoft Brasil, por meio de comunicado oficial.
No Brasil, o #EuPossoProgramar é uma parceria da Microsoft Brasil com o Programaê!, iniciativa da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo, criada em 2014 para aproximar jovens da programação em todo o país.