Em meio a design rejuvenescido, hardware atualizado e convergência para portas Thunderbolt apenas, a grande novidade dos novos MacBook Pro da Apple, apresentados na última quinta (27), foi mesmo a Touch Bar: uma pequena tela OLED localizada no topo do teclado, que agrega funções e atalhos específicos e foi desenvolvida com o propósito de substituir a linha de teclas de funções (ESC, F1, F2, F3 e etc).
MacBook Pro desliga sozinho? Veja possíveis problemas e como resolver
A nova tela, que é a grande inovação dessa geração de laptops da Apple, levanta uma série de dúvidas a respeito do seu funcionamento. Abaixo você fica por dentro de como ela funciona e o que ela permite.
Para que serve?
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
A princípio, a Touch Bar substitui a linha de teclas de função: atalhos que eram encontrados nessas teclas, como regulagem do volume e da intensidade do brilho da tela do computador passam a ser acessíveis nos atalhos suportados pelo visor.
Além disso, a Apple demonstrou uma série de usos mais específicos da barra. Em aplicativos que suportam o recurso, será possível usar a novidade para fazer regulagens precisas em ferramentas, na linha dos ajustes em incrementos muito úteis em aplicativos de edição de imagem, vídeo e som – todos essenciais para o público profissional que é o alvo do MacBook Pro há anos.
Em geral, o comportamento e o tipo de recursos oferecido pela touchbar se adaptam diretamente ao tipo de aplicativo que está sendo executado. O Photoshop terá funções habilitadas diferentes das presentes no Microsoft Word, por exemplo.
Apple Touch ID
Um detalhe interessante associado à chegada da pequena tela OLED aos teclados dos MacBook Pro é o fato de que há um sensor de impressões digitais capaz de fazer o papel de recurso biométrico para autenticação. Dessa forma, a mesma Touch ID usada no iPhone pode ser aplicada para desbloquear o MacBook sem a necessidade de uma senha.
Personalização
O usuário poderá dar a sua cara aos atalhos disponíveis na barra. Usando o comando Editar no Finder, é possível encontrar uma guia para personalização dos atalhos. Basta arrastar o atalho de interesse pela tela em direção à borda inferior para que os atalhos surjam na Touch Bar. O nível de customização não parece, a princípio, tão elevado, mas ainda assim é possível definir uma série de funções úteis na nova tela, como controle para capturar tela, controle de conexão de rede e botão “não perturbe”, por exemplo.
Suporte em aplicativos
Todos os apps da Apple presentes no macOS Sierra já são desenvolvidos para funcionar com a Touch Bar. As funcionalidades variam de acordo com cada aplicativo: ao ver fotos, o usuário poderá navegar entre o conteúdo de um álbum apenas deslizando o dedo sobre a telinha; há um botão dedicado para chamar a Siri, no Safari a barra vai permitir navegar entre favoritos e alternar de forma simples entre eles e assim por diante.
Em relação a apps de terceiros, o suporte à Touch Bar depende diretamente do desenvolvedor do aplicativo. O processo pode demorar um pouco, mas em todo caso, uma grande quantidade de apps famosos do Mac já têm, ou prometeram para breve, suporte: Photoshop, Final Cut, Office, Pixelmator, DaVinci Resolve e DJ Pro são exemplos.
Onde foi parar o ESC?
Uma das teclas aposentadas pela nova Touch Bar é o ESC (mas há outras, como Print Screen e etc). A Apple, não parece nenhum pouco preocupada com isso porque, no fim das contas, o usuário ainda terá acesso às funções associadas à antiga linha de teclas segurando o botão FN no teclado.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Moto G 5G Plus vs Galaxy A71: compare preço e ficha técnica
- Oito 'modinhas' que surgiram na Internet nos últimos dez anos
- Team Liquid bate 100Thieves e conquista LCS América do Norte
- Caso Huawei: pesquisador diz que funcionários têm relação com regime chinês
- O que ? o SimSimi?
- Resumo da Semana: PES 2016 e Final Fantasy 7 Remake foram destaques
- Far Cry New Dawn é anunciado para Xbox One, PS4 e PC
- Galaxy Fold: lançamento é adiado enquanto Samsung investiga tela dobrável
- LoL: INTZ e paiN Gaming estão na final da Superliga ABCDE 2018
- Apple enfrenta processo nos EUA por derrubar desempenho de iPhones antigos