As versões de 64 bits do Windows 8 e Windows 10 incluem o recurso de “verificação de assinatura de driver”. Por isso, o sistema só carrega drivers assinados pela Microsoft. Isso pode dar mais segurança para o Windows, mas nem sempre será o que o usuário precisa, já que por algum motivo pode ser necessário usar um driver que não é assinado.
Portanto, para instalar drivers não oficiais, drivers antigos não assinados ou drivers que está desenvolvendo, será necessário desativar a verificação de assinatura. Confira, no tutorial abaixo, como fazer a ação usando o Prompt de Comando.
Veja como permitir a instalação de drivers não assinados no Windows 8 e 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
A instalação de drivers não assinados no Windows 8 e Windows 10 só é possível porque o sistema possui um “Modo de Teste” ou “Modo de Assinatura de Teste”. Ative este modo e a execução de assinatura de driver será desabilitada até que você escolha sair do Modo de Teste.
Passo 1. Pressione as teclas "Windows + X". No menu que será exibido, clique em “Prompt de comando (Admin)”, para acessar o prompt como administrador;
Acessando o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Dentro do Prompt, ative o “Modo de Teste” digitando “bcdedit /set testsigning on” e tecle enter;
Ativando o "Modo de Assinatura de Teste" do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)