Os alunos Nabanita De, Anant Goel, Qinglin Chen e Mark Craft desenvolveram o pluginFiBpara Google Chrome com o objetivo de impedir a divulgação de notícias falsas no Facebook. A extensão, criada em 36 horas durante o hackathon na Universidade de Princeton, analisa o conteúdo publicado na rede social e detecta se as publicações são confiáveis ou não.
Em entrevista ao site Mashable, Nabanita – uma das criadoras da ferramenta – informou que o plugin teve 50 mil downloads até o momento. Segundo a jovem, o objetivo do grupo era descobrir uma forma de lidar com as informações divulgadas no Facebook.
A extensão funciona da seguinte forma: é analisada a fonte que divulga o conteúdo – como notícias e imagens – para os usuários da rede social.
Após o post ser verificado, é filtrado com uma “pontuação de confiança”, seja de “verificado” ou “não verificado”. Dessa forma, a pessoa conseg
... ue saber se a publicação é confiável ou não baseado no aprendizado de outros usuários.
Qualquer desenvolvedor pode fazer a sua contribuição para melhorar a extensão, já que os jovens deixaram a ferramenta em código aberto. Apesar do projeto ter sido idealizado sem a participação do Facebook, Nabanita incentiva uma futura força-tarefa junto com a rede social para aprimorar o plugin.