Colibri é um novo navegador para a web, disponível também para Android e iPhone (iOS), que apresenta navegação sem abas — ou seja, sem guias. Função considerada primordial em browsers como Chrome e Firefox, não está presente no Colibri e é substituída por listas e grupos de favoritos.
Os navegadores de Internet mais usados no Brasil e no mundo
Funcionamento
É preciso entrar na página de download do Colibri, cadastrar o endereço eletrônico para receber o link e também registrar-se. O usuário baixa o navegador diretamente do e-mail. O programa pede seu registro, pois funciona de forma similar ao Chrome — salva seus dados de favoritos e links na nuvem.
Com o download feito e o navegador instalado, basta começar a usar. Há apenas uma janela comum, o que também pode indicar um gasto menor da memória do computador ou celular, já que não há a necessidade de manter muitas abas abertas.
Assim que o navegador é aberto, o usuário pode decidir por logar, ou não, com suas credenciais previamente registradas. A primeira janela também exibe alguns comandos e funcionalidades do navegador: voltar (Back), avançar (Forward), recarregar, adicionar link (Add Link), alternar visualização (Toggle View) e navegação privada (Private Browsing).
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Para começar a usar, depois de logar ou não, basta digitar o endereço ou nome do site que desejar visitar, para que seja carregado no navegador. O botão de “Add Link” faz com que aquele site seja adicionado nos “Favoritos” do navegador, que aqui é chamado apenas de “Link”.
O botão de Toggle View faz com que o site atual seja “minimizado” dentro do próprio navegador para que a lista de links já criados se abra. Assim é possível alternar entre outros sites sem usar a função de abas.
Listas
O Colibri também oferece a função de listas, que permite agrupar os links em grupos ainda menores, segmentando por tipo, assunto, categoria, acessos ou qualquer outra forma que o usuário desejar. Para acessar as listas, basta selecionar a opção “List”, onde ficam reunidos os links já salvos.
Em “Add New List” o usuário cria uma nova lista, ou simplesmente acessa uma ao lado, já criada, e com os links selecionados dentro dela. É possível excluir, renomear ou mudar a cor da lista, no menu que surge ao passar o mouse, nos três pontinhos.
Outras funcionalidades
A barra de endereços some quando um site é aberto. O usuário pode clicar no nome do site, no topo da página, para exibir o endereço atual e copiá-lo. Para entrar em outro endereço é necessário ir novamente na opção “Toggle View” para acessar o campo.
Ainda não é possível salvar favoritos de outros navegadores e as configurações são bem simples, apenas com menções a controle de privacidade e Cookies.
O Colibri espera tornar a experiência de navegação mais simples e leve, ainda que ofereça uma forma pouco comum de utilizar a Internet e visitar sites.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Carro voador da Audi e Airbus ganha autorização para início de testes
- CS:GO: fim da era Astralis e queda da MIBR marcam primeira metade de 2019
- Mouse hack: entenda a trapaça proibida em jogos e torneios de CS:GO
- Vale a pena comprar jogos usados? Saiba quais cuidados tomar
- Amplificador para fone de ouvido promete som potente até no Bluetooth
- MercadoShops: aplicativo do Mercado Livre ajuda gerenciar lojas
- Picasa 3.9: atualização integra editor de fotos do Google ao Google+
- MSI de LoL 2021: como assistir aos jogos da paiN Gaming ao vivo
- Review Razer Mamba Tournament Edition
- Como escrever com letras diferentes no Facebook