A Panasonic anunciou um novo tipo de display LCD IPS que ataca uma das principais deficiências desse tipo de tecnologia de tela quando comparada com as OLED: os índices de contraste. Contando com contraste na razão de 1.000.000:1, mesmo nível oferecido em algumas das TVs mais cobiçadas da atualidade, com tela OLED.
O contraste sempre foi o problema dos LCD quando comparados com os OLED porque esse tipo de tela é retroiluminado, sistema que tende a diminuir a intensidade de tons escuros, eliminando o contraste.
Imagem mostra a comparação dos dois tipos de LCD: à esquerda, repare nos tons escuros esmaecidos dos LCD convencionais (Foto: Divulgação/Panasonic)
A nova tecnologia da Panasonic representa uma tela LCD IPS com 600 vezes o nível de contraste obtido nas telas LCD da marca atuais, disponíveis em celulares, TVs e computadores.
Esse alto nível de contraste foi possível na tela LCD porque a Panasonic desenvolveu um tipo de regulador, que interfere na quantidade de iluminação fornecida ao display pixel a pixel. Dessa forma, porções da imagem que têm tons escuros acabam recebendo quantidades insignificantes de luz, mantendo os tons escuros intocados.
O nível de contraste infinito de 1.000.000:1, atingido por telas OLED com pontos quânticos, torna o display da Panasonic capaz de aceitar os padrões HDR.
Outra vantagem destacada pelos japoneses é que o display com a nova tecnologia pode ser fabricado nas instalações atuais, que produzem telas IPS. Esse fator pode ser decisivo para trazer a novidade para a próxima geração de televisores, já que um do
... s grandes problemas em relação ao OLED são altos custos e dificuldades técnicas de manufatura.
No momento, a Panasonic pretende usar essas novas telas em equipamentos orientados para ambientes profissionais, como monitores para transmissões televisivas e até em equipamentos médicos.