O cofundador do Secret, David Byttow, anunciou em novembro que o polêmico aplicativo seria relançado. Na última quinta-feira (8), a promessa ganhou vida com o lançamento do IO. A plataforma web apresenta uma proposta diferenciada aos usuários com o foco na publicação de textos. De acordo com Byttow, a ideia é facilitar o compartilhamento de ideias ao permitir que as pessoas criem suas publicações de forma rápida em uma interface minimalista.
Criador do Secret lança plataforma para publicação de textos (Reprodução/Fhillipe Rangel)
O conceito de manter uma interface limpa, livre de distrações, é para que os usuários possam focar na produção do texto. O IO, inclusive, conta com ferramentas que prometem aumentar ainda mais o foco.
A “Ambience Assist”, por exemplo, toca sons de ambientes reais ou ficcionais para que o produtor do conteúdo possa se sentir em um local mais calmo, desde um café em Paris à biblioteca de Hogwarts!
Ao contrário de outras plataformas textuais, como o Medium, o IO não exige cadastro prévio. Basta acessar a ferramenta, escrever o que quiser e publicar. No entanto, diferentemente do Secret, isso não precisa ser feito de forma exclusivamente anônima. Se desejar, o usuário pode identificar-se ao conceder acesso ao Twitter ou assinar o texto com um pseudônimo.
O IO também garante que fará o possível para que todo o conteúdo publicado na plataforma permaneça lá por tempo indefinido — no entanto, isso não foi bem es
... pecificado. Dessa forma, não será possível excluir as publicações, mesmo anônimas. Por outro lado, é permitido editá-las e, para que isso aconteça, os cookies do navegador serão responsáveis por garantir acesso temporário ao painel. Se quiser faze-lo após o prazo, que não foi divulgado, o usuário deverá solicitar um link especial. O IO pode ser acesso no link ao lado (bold.io).