Pokémon Sun/Moon, Final Fantasy XV e Dark Souls 3 foram apenas alguns jogos que ajudaram a tornar 2016 um dos melhores anos para fãs de RPG nos videogames. Companhias como Capcom, Square Enix e Nintendo marcaram presença e brindaram o público com aventuras de tirar o fôlego. Confira a lista com os dez melhores RPGs do ano.
Conheça os melhores MMORPG e RPG de estratégia por turnos
Pokémon Sun e Moon
A sétima geração da franquia é a melhor em muito tempo. A região tropical de Alola trouxe a maior Pokédex de todas, além de personagens carismáticos e novas formas para monstrinhos clássicos como Raichu, Geodude e Meowth.
Até os antigos ginásios foram substituídos pelos Trials em um jogo que tanto reverencia o passado da série quanto dá corajosos passos em direção ao futuro. O jogo quebrou todos os recordes de pré-venda da história da Nintendo.
Final Fantasy XV
Após um extenso ciclo de desenvolvimento, a maior franquia da Square Enix voltou em grande forma, disposta a retomar seu lugar no trono dos RPG. Seus gráficos são espetaculares e ajudam a tornar a jornada de Noctis e seus amigos deslumbrante.
Entre tantas sidequests e emoções, ainda há espaço para momentos introspectivos jantando com a turma ou admirando o horizonte montado em um "Chocobo". Valeu a pena esperar mais de dez anos por este game.
Dark Souls 3
Mesmo com alguns sinais de desgaste em sua fórmula, ainda não há jogo no mercado que consiga proporcionar o mesmo grau de desafio que a série da From Software. A direção de arte invejável concebeu um reino crível repleto de segredos e armadilhas onde só os fortes e bem treinados no sistema de combate conseguem sobreviver.
Deus Ex Manking Divided
Ideal para quem curte ficção científica, a série futurista da Square Enix pode até não ter conseguido repetir os seus melhores momentos na jogabilidade um tanto travada, mas o roteiro repleto de metáforas sociais e questionamentos filosóficos deixaria o próprio Isaac Asimov orgulhoso.
Ainda assim, mesmo os jogadores que desligam o cérebro para tramas elaboradas podem se divertir com as mecânicas furtivas bem implementadas.
The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition
Não é novidade para a Bethesda
Apesar de alguns problemas na adaptação para alta definição, a jornada do Dragonborn continua sendo um dos melhores exemplos de excelência em design para mundos abertos mesmo em sua versão remasterizada.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Dragon’s Dogma Dark Arisen
O Dragon’s Dogma original foi uma das maiores surpresas de 2013. Sem alarde, a Capcom botou nas prateleiras uma aventura densa e repleta de possibilidades, com bons gráficos e ideias.
Quando a expansão Dark Arisen foi lançada, o título chegou ainda mais perto de alcançar todo o seu potencial, mas foi no lançamento para PC, ainda no começo de 2016, que o RPG provou todo o seu valor. Indispensável para quem curte os mundos abertos ocidentais, mas não abre mão do bom e velho desafio japonês.
The Technomancer
Misturando feitiçaria e tecnologia, The Technomancer surpreendeu. A desenvolvedora Spider Studio conseguiu criar um mundo "cyberpunk" cheio de carisma e, mesmo com gráficos e dublagem abaixo da média, implementou um sistema de combate muito interessante e fluído. É tão divertido utilizar magias nas lutas como participar dos diálogos inteligentes e instigantes.
Yo-kai Watch 2
Fenômeno de vendas no Japão, a série Yo-Kai Watch ainda é novidade no mercado ocidental. O primeiro jogo só chegou por aqui em 2015, mas felizmente as versões Fleshy Souls e Bony Spirits foram lançadas mais rapidamente. Basta jogar alguns minutos para entender como os carismáticos fantasmas se tornaram febre e chegaram a superar Pokémon em vendas nos últimos anos. É viciante colecioná-los e participar das aventuras.
I am Setsuna
Sob medida para quem tem saudades de clássicos como Secret of Mana e Chrono Trigger, I am Setsuna assume a missão de homenagear os grandes jogos que construíram a base dos RPG.
A Tokyo RPG Factory desenvolveu uma experiência que, pela soma de suas partes, fisga rapidamente o jogador e o leva até o fim da emocionante jornada com um sorriso (e algumas lágrimas) no rosto.
Persona 5
Fechando nossa lista temos um RPG que provavelmente estará de volta na lista de melhores RPGs de 2017. Afinal, por enquanto Persona 5 ainda é exclusivo do Japão, e só chegará ao mercado ocidental em abril do ano que vem.
A espera valerá a pena, já que a Atlus há anos domina a produção de JRPG, ou seja, aquele estilo mais tradicional de combate e narrativa. Tudo que vimos e testamos de Persona 5 deixa claro que a versão ocidental manterá o elevado padrão de qualidade da série.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Settings do meyern no CS:GO: veja como configurar mira do jogador
- Como pedir o cartão do Mercado Pago
- Monitor ultrawide vale a pena? Veja prós e contras de monitores do tipo
- Custom Cursor for Chrome: como ter ponteiro do mouse personalizado
- Rocket League ganha jipe e conteúdo de Jurassic World
- Origin: veja como fazer backup e restaurar seus jogos na loja online
- Como desfocar o rosto de uma pessoa no Adobe Premiere Pro
- Secret, polêmico app para contar segredos, será encerrado após 14 meses
- God of War: veja sete curiosidades sobre o novo jogo para PS4
- Pokémon e Worms 4 estão entre os melhores jogos para iOS da semana