Sherlock Holmes, a mais célebre criação do escritor Arthur Conan Doyle, é tão popular que já apareceu em séries, filmes e até videogames de sucesso. Seus jogos passaram por sistemas como Nintendo DS, PlayStation 4, Xbox One, PC e Sega CD, sempre envolvendo mistérios, enigmas e muito pensamento lógico para deduzir as soluções dos casos. Conheça os melhores e piores momentos do detetive nos games:
Confira a análise completa de Sherlock Holmes: the Devil’s Daughter
Sherlock: the Network
Disponível gratuitamente para iPhone (iOS) e Android, The Network é um produto licenciado da série Sherlock. Seu maior atrativo é a presença de Benedict Cumberbatch, atual intérprete do personagem na televisão, que participa com Martin Freeman e Mark Gatiss de aproximadamente 30 minutos de material inédito em vídeo, um prato cheio para os fãs. No game, o jogador auxilia o detetive em divertidos minigames como parte de sua infame rede de inteligência pelas ruas de Londres.
Sherlock
Um dos primeiros títulos sobre o detetive foi um adventure totalmente focado em textos desenvolvido pela Beam Software para Commodore 64 e ZX Spectrum em 1984. Apesar de todas as limitações tecnológicas da época e alguns bugs sérios com direito a erros fatais de continuidade e lógica, o jogo inovou e apresentou mecânicas interessantes, permitindo que os personagens mudassem de comportamento de acordo com os diálogos e evidências apresentadas.
The Testament of Sherlock Holmes
Na esteira do sucesso do seriado Sherlock, a FOCUS Home Interactive aproveitou a experiência da desenvolvedora Frogwares, que já havia desenvolvido vários jogos sobre o personagem, e levou o detetive aos principais consoles do mercado. O excelente motor gráfico, história competente e enigmas variados e elaborados ajudaram a tornar o game um dos melhores adventures disponíveis para PC, PS3 e Xbox 360.
Sherlock Holmes: Crimes & Punishments
Aproveitando a sólida base deixada por The Testament of Sherlock Holmes, Crimes & Punishments foi ainda mais longe, usando o poder da Unreal Engine 3 para levar a franquia pela primeira vez ao PlayStation 4 e Xbox One. Lançado dois anos após seu antecessor, em 2014, o game apresentou um bom sistema de dilemas morais que ajudaram o jogador a entrar na mente misantropa de Sherlock Holmes.
Sherlock Holmes: the Devil’s Daughter
O t
Sherlock: The Riddle of the Crown Jewels
O mais famoso entre os jogos do detetive lançados na década de 1980, The Riddle of the Crown Jewels foi lançado pela Infocom para DOS, Mac, Atari ST, Apple II, Amiga e Commodore 64. Assumindo o controle de John Watson, o jogador precisava ajudar seu parceiro Sherlock a encontrar as Jóias da Coroa da Rainha Victoria, que foram roubadas em seu Jubileu de Ouro. Tudo isso usando apenas uma simplória interface de texto.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Sherlock Holmes: the Mystery of the Mummy
Lançado originalmente para PC em 2002, o jogo dividiu opiniões graças aos seus puzzles um tanto forçados e sem muita lógica. Mystery of the Mummy teve melhor sorte ao ser relançado no Nintendo DS em 2009, onde aproveitou a tela de toque para aprimorar sua jogabilidade.
Uma versão para Nintendo Wii chegou a ser anunciada com suporte a controles de movimento e uma mudança de perspectiva da primeira para a terceira pessoa, mas o projeto foi parar no limbo do desenvolvimento e posteriormente cancelado.
Sherlock Holmes Consulting Detective
Com o advento do CD-ROM e a popularização dos Kit Multimídia, a desenvolvedora ICOM Simulations conseguiu produzir um jogo totalmente focado em FMV (Full Motion Video; vídeos com atores reais), o que aumentou drasticamente a imersão da experiência e ajudou o game a se tornar um verdadeiro clássico do DOS, Mac, Commodore CDTV, Turbografx-CD e até do Sega CD.
Sherlock Holmes vs Jack the Ripper
Tirando proveito da incrível ambientação Vitoriana, este inusitado projeto para PC e Xbox 360 colocou o famoso detetive frente a frente com um dos assassinos mais conhecidos da história, Jack o Estripador. Embora o processo de coletar pistas seja tedioso, é instigante reconstruir as cenas dos crime.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Forza 6 tem pista no Rio de Janeiro cheia de 'bizarrices' e erros
- Red Dead Redemption 2 é o jogo mais difícil de concluir, diz estudo
- Como enviar arquivos do Dropbox pelo Facebook Messenger
- Onde fica a nuvem do celular? Entenda como funciona o armazenamento
- TikTok, Facebook e Zoom estão entre os apps mais baixados de julho
- Como comprar ingressos de cinema, teatro e shows pela Internet; veja
- NBA 2K18 e Rainbow Six ganham versão grátis para o Xbox
- Apps para Windows Phone: Xender, LastPass e outros 'tops' da semana
- Como desativar o backup online de conversas no WhatsApp
- Amazon Echo: como fazer a Alexa reconhecer sua voz