Atualmente, motoristas de carros do Uber usam com maior frequência dois aplicativos para definir as melhores rotas utilizadas nos trajetos realizados: Google Maps e Waze. Ambos utilizam informações geográficas e de tráfego para indicar o caminho que levará os passageiros ao destino pré-selecionado em menos tempo. No entanto, uma novidade revelada recentemente pela empresa promete alterar esse cenário: o Uber Movement é um novo serviço que vai fornecer informações sobre o trânsito das cidades em que a Uber opera seus carros com base nas viagens feitas pelos próprios condutores do serviço.
Uber Movement vai mostrar informações do trânsito em tempo real (Foto: Divulgação/Uber)
De acordo com a Uber, o serviço de monitoramento de trânsito fornecerá dados necessários para que a gestão pública possa investir em soluções para tornar as cidades mais eficientes no quesito transporte.
Por isso, pelo menos por enquanto, o acesso aos dados está restrito às agências de planejamento e pesquisadores da área — usuários podem solicitar mediante cadastro de e-mail. Dentro de alguns meses, porém, a empresa garante que tornará os dados públicos. Além disso, antes de liberar o recurso, a Uber pretende expandi-la para as outras cidades onde o serviço opera. No momento, eles estão disponíveis somente para as cidades de Manila (Filipinas), Sydney (Austrália) e Washington DC (EUA). No vídeo de divulgação, o nome da cidade de São Paulo aparece rapidamente ao final.
Uber Movement vai mostrar trânsito em tempo real (Foto: Divulgação/Uber)
O TechTudo entrou em contato com a assessori
... a da Uber no Brasil, mas não há previsão do lançamento do Movement em outros países além dos anunciados. Por enquanto, a nova funcionalidade não está integrada ao aplicativo para celular (Android e iPhone). Não se sabe, porém, se a informação sobre trânsito dos carros continuará operando de forma separada em outra plataforma.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular Android e iPhone