Os computadores seguem firmes e fortes em 2017. Essa é a avaliação de muitos especialistas em tecnologia, incluindo empresas de consultoria especializada e o vice-presidente sênior de PC e dispositivos inteligentes da Lenovo, Johnson Jia. Uma prova disso foi o que se viu na CES 2017, feira que protagonizou diversos lançamentos de desktops e notebooks.
Confira o que rolou na CES 2017
Mas é claro que o mercado não ficará parado e passará por inovações tecnológicas. A chegada da realidade virtual é um dos fatores que mais tem impactado no desenvolvimento de novo hardware, mas essa não é a única mudança próxima. A seguir, listamos as cinco principais tendências para o segmento de computadores em 2017, na opinião do gestor da Lenovo.
1) Mais conversíveis
Os híbridos de notebook e tablet deverão continuar com tudo em 2017. Um dos indícios está em uma projeção feita IDC, empresa americana de pesquisa voltada para o setor de tecnologia, segundo a qual 31% do mercado de tablets será dominado pelos conversíveis em 2020 – quase o drobro da fatia atual, na faixa dos 16%.
A própria CES viu alguns modelos da categoria, como o Lenovo Miix 720, o Dell XPS 2 em 1 e os Chomebooks Pro e Plus, da Samsung. Segundo especialistas, a tendência é que esses dispositivos progressivamente tomem lugar dos PCs tradicionais no ambiente corporativo.
2) Vida útil mais longa para PCs
Os analistas da IDC também identificaram a tendência de expansão do PC como Serviço (PCaaS), modelo de comercialização em que o hardware é licenciado como assinatura. O sistema, que é usado principalmente por empresas, estimula as fabricantes de computador a quererem engajamentos de longo prazo – o que, em outras palavras, se traduz em computadores com hardware e softwares mais duráveis.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
3) Realidade Virtual
A crescente disponibilidade de jogos de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) caminha junto com o aumento de dispositivos compatíveis. Além dos próprios headsets, que na CES d
4) Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT), como é chamada a conectividade de objetos do dia a dia à rede, também deve avançar. De acordo com Jia, há expectativa de crescimento principalmente em mercados como o B2B (comércio entre empresas), em que a conectividade engloba todos os pontos da cadeia.
Como era de se esperar, muitos aparelhos smart home mostraram a cara durante a CES. Um dos destaques foi o alto-falante PJ9, da LG, que conta com ímãs para flutuar no ar e carrega sozinho quando a bateria começa a ficar baixa. Já o robozinho Kuri, da Mayfield Robotics, consegue reconhecer pessoas específicas, responde a perguntas com expressões faciais e realiza tarefas solicitadas, como tocar música ou acordar alguém de manhã, por exemplo.
5) Telas melhoradas
O boom dos jogos, especialmente com VR, também deve impulsionar inovações tecnológicas nas telas dos computadores. Display com três telas, como o já citado Razer Project Valerie, e monitores curvos como o Lenovo Y27g Curved Gaming Monitor deverão ganhar cada vez mais espaço no mercado. Melhorias nas taxas de atualização, ângulo de visão, tempo de resposta e resolução também devem ser implementadas rapidamente para acompanhar os sofisticados gráficos atuais.
Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar a Instax Mini 8 para tirar fotos instantâneas
- Lista de convidados para ESL One Belo Horizonte é divulgada
- Pokémon GO: pessoas que ignoraram quarentena para jogar e foram multadas
- Nova câmera de 120 megapixels da Canon promete deixar rostos 'perfeitos'
- TP-Link anuncia roteadores Wi-Fi 6E, Mesh e modelo com Alexa integrada
- Dota 2 Reborn: popular jogo ganhar? vers?o totalmente renovada
- TACO confirma que jogará por equipe dos Estados Unidos
- Mortal Kombat X e Wolfenstein s?o destaques nos trailers da semana
- Halo The Master Chief Collection será lançado para PC via Steam
- Como pegar os itens Heart Scales nos jogos Pokémon Sun e Moon