O Creators Update do Windows 10 vai promover mudanças sensíveis no Microsoft Windows Defender. O pacote de atualização, que tem lançamento previsto para abril, chegará aos usuários com o Windows Defender Security Center: um tipo de central de segurança, desenvolvida para englobar todas as funções antivírus e de performance do sistema num único lugar. De certa forma, é uma abordagem parecida aquela usada pelos desenvolvedores de antimalware, que costuma agregar todas as ferramentas de proteção num único aplicativo de controle.
Windows Defender Security Center vai concentrar todas as informações de segurança e proteção do computador (Foto: Divulgação/Microsoft)
É importante lembrar que, apesar de seguir as linhas de design que antivírus famosos usam, como Avast!, Kaspersky Internet Security e tantos outros, a ideia não é torna-los irrelevantes. O Windows Defender Security Center continuará funcionando em conjunto com antivírus de terceiros, caso seja a sua preferência — como uma camada adicional de proteção da própria Microsoft.
O Security Center apresentará cinco grandes grupos de ações de proteção: “vírus e proteção contra ameaças” dará acesso ao Defender propriamente dito, ou ao antivírus que você preferir instalar na máquina. Em “performance do dispositivo”, você encontrará informações sobre drivers, saúde de bateria e atualizações de software e sistema que forem necessários.
O vídeo abaixo dá uma ideia de como o novo Windows Defender Security Center vai funcionar:
“Firewall e proteção de rede”, claro, referem-se às políticas de segurança relacionadas ao computador e redes de Internet. Se você usar um aplicativo de terceiros para regular e
... sse tipo de coisa, ele será usado em lugar das funções nativas do Windows.
“Aplicativos e navegadores” monitoram ameaças escondidas em aplicativos e sites de origem questionável. Por fim, as funções de controle de acesso para pais ficam resguardadas em “Opções de família”.