O Google anunciou nesta quarta-feira (15) a chegada da função Fact Check ao Brasil. O recurso promete destacar informações verdadeiras nos resultados de busca e no Google Notícias para reduzir o risco de leitores caírem em notícias falsas. Para diferenciar os conteúdos, a tag “verificação de fatos” vai entrar em funcionamento ao lado do nome do site que publicou a reportagem.
Site não abre? Veja como acessar pelo cache automático do Google
A novidade foi lançada em outubro de 2016 nos Estados Unidos e Reino Unido, e depois na França e na Alemanha. Hoje, a checagem de notícias também chega ao México e Argentina. Em todos os países o Google estabeleceu parcerias com entidades que trabalham com fact checking. No território nacional estão envolvidas a Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Para fugir de notícias falsas, o Google estabeleceu algumas regras que os publicadores de conteúdo devem seguir. Entre os critérios para ganhar a tag “verificação de fatos” está a necessidade da organização ser não partidária e oferecer ao leitor a capacidade de entender o que foi verificado e quais conclusões chegaram.
Além disso, é importante que as análises sejam transparentes com citações e referências a fontes primárias. Caso um site não siga as regras para a marcação, o Google poderá remover o veículo ou blog dos resultados de busca.
Como usar
Para aproveitar o recurso do Google no Brasil basta pesquisar por determinado assunto que tenha notícias envolvidas no campo tradicional de buscas, ou acessar o Google Notícias no navegador web e aplicativos para Android e iPhone (iOS) . As informações checadas terão a tag “verificação de fatos” sinalizada próxima ao título. Vale notar que não encontramos muitos exemplos além dos que foram divulgados pelo próprio Google nesta mesma quarta-feira.
Corrida pela confiança
Além do Google, o
No Facebook, caso um post seja considerado suspeito, um alerta “desvaloriza” a informação no feed. Já o Snapchat atualizou as diretrizes do Discover para acabar com informações falsas e imagens chocantes.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- De flauta a vegetais: sete controles inusitados para jogar videogame
- Como mudar a miniatura do seu vídeo publicado no Facebook
- Séries mais assistidas Netflix 2020: ranking revela produções populares
- Saveting baixa vídeos de YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e Vimeo
- Como escolher a evolução do Eevee em Pokémon Go
- The Sims 4 Vida Sustentável: conheça a nova expansão ecológica do jogo
- Google est? perto de tornar Android Wear compat?vel com iPhone, diz site
- Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire: confira monstros exclusivos dos games
- Xô, dengue! LG lança TV que espanta mosquitos
- Dez planilhas prontas que toda empresa pequena precisa usar