O Mozilla Thunderbird é um software gratuito para gerenciamento de e-mail com diversos recursos que o tornam uma boa opção para quem quer centralizar mensagens de várias contas e mantê-las disponíveis offline. O programa também permite a integração com o Google Calendar, tem diversos recursos para organizar melhor sua caixa de entrada e aceita uma grande quantidade de complementos que liberam novos recursos, como enviar anexos diretamente do Dropbox. Confira 12 dicas elaboradas pelo TechTudo para tirar o máximo dele.
Como gerenciar e-mails, calendário e agenda no Linux com Thunderbird
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
1) Utilize atalhos de teclado para agilizar a leitura e arquivamento de e-mails
Os atalhos evitam o uso do mouse e fazem o usuário ganhar tempo para cumprir tarefas realizadas com frequência. Confira alguns dos principais atalhos. Caso use o MacOS, substitua a tecla CTRL por Command;
Enviar novo e-mail: CTRL + N
Responder ao remetente: CTRL + R
Responder a todos os remetentes: CTRL + SHIFT + R
Encaminhar mensagem: CTRL + L
Obter novas mensagens: F5
Abrir mensagem em uma nova janela: CTRL + O
Arquivar mensagem: A
2) Adicione complementos para ter novos recursos
Assim como Firefox e Chrome, o Thunderbird tem uma série de complementos que adicionam novas funções ao software. Para visualizar a galeria delas, acesse o menu “Complementos”. Para instalar uma, selecione o complemento e depois clique em “Adicionar ao Thunderbird”;
3) Faça um backup de todo o conteúdo do Thunderbird no Windows
Sabemos como computadores podem dar problemas de repente. Por isso, é importante guardar um backup das informações que estão nele. Para copiar todo o conteúdo do Thunderbird (mensagens, contatos, conversas etc), utilize o menu “executar” digitando “%appdata%”.
No Windows Explorer, procure a pasta “Thunderbird”. Depois de entrar nela, é só copiar a pasta “Profiles” para um HD externo ou outro computador de sua preferência. No MacOS, o caminho é “”~/Library/Thunderbird/Profiles/”. No Linux, “~/.thunderbird”;
4) Filtre suas mensagens em pastas
Deixar todas as mensagens na caixa de entrada pode dificultar a leitura dos e-mails diários. O Thunderbird permite cr
Para isso, é só clicar em cima de uma conta com o botão direito e depois selecionar “nova pasta”. Com a pasta criada, vá no menu lateral direito e clique em “filtros de mensagem”. Depois de selecionar as categorias que você quiser, é só clicar em OK;
5) Use tags para organizar seus e-mails
Você pode criar pastas e filtros, mas para classificar uma mensagem de uma maneira mais visual, use as tags já pré-programadas no Thunderbird. Selecione uma mensagem e tecle 1 para “Importante”, 2 para “Trabalho, 3 para “Particular”, 4 para “Pendente” e 5 para “Adiar”.
6) Crie suas próprias tags
Se você acha que as tags que já vem pré-configuradas não atendem as suas demandas, é só criar as suas próprias. Vá no menu “tags” na parte superior do Thunderbird e depois clique em “Gerenciar tags”. Nela é possível adicionar novas tags e definir a cor de cada uma.
7) Agilize seu trabalho criando templates de e-mail
É possível usar uma mensagem como modelo para quando você precisar enviar e-mails parecidos. Escreva o e-mail com o texto que você quer ver replicado e a formatação de sua preferência. Depois, vá em Arquivo > Salvar como > Modelo. Para usá-lo, selecione a pasta “Modelos” no lado esquerdo da tela e clique duas vezes sobre a mensagem.
8) Compacte as mensagens para ocupar menos espaço no HD
Se você tem uma conta que recebe muitos e-mails é útil compactar os arquivos e ocupar menos espaço em disco. Para isso, basta ir em Arquivo > Condensar pastas. O software vai marcando de azul as pastas que já tiveram o tamanho reduzido.
9) Use o Thunderbird Conversations para agrupar e-mails como conversas
Um dos recursos que tornou o Gmail famoso foi a possibilidade de tratar as mensagens como uma conversa, agrupando-as em vez de exibir as respostas apenas como novos e-mails. Isso também é possível no Thunderbird utilizando essa extensão.
10) Arquivos do Dropbox direto no e-mail
Você pode adicionar arquivos do Dropbox diretamente aos e-mails com a extensão Dropbox for FileLink. Depois de instalada, ela cria um menu no software que possibilita enviar arquivos com um link para download no Dropbox, no lugar de anexá-los. Isso evita que as mensagens fiquem pesadas.
11) Deixe para enviar e-mails depois
Utilizando a extensão Send Later, você pode programar a mensagem para ser enviada em um horário posterior. Ela ajuda também a dar um tempo extra para pensar se você quer mesmo enviar aquele e-mail depois de escrevê-lo.
12) Integre a agenda do Google com o Thunderbird
A extensão Lightning disponibiliza um calendário para o software e é possível sincronizar suas atividades com quantas agendas você tiver no Google Calendar. Assim, você pode adicionar eventos no app do Calendar no smartphone e ver no Thunderbird desktop, por exemplo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- God of War: confira dicas para jogar o game de PS4
- Entenda o que ? o LED verde do Moto X segunda gera?
- Instagram leva a busca por posts para a versão web; saiba como usar
- Como conectar o VLC a um servidor DLNA
- Instagram muda jeito de pedir conta verificada e libera funções de segurança
- Valorant bate 1,6 milhão de espectadores na Twitch após início do beta
- Terraria: confira as melhores dicas para mandar bem no game
- Tags Finder: como encontrar as melhores hashtags para fotos no Instagram
- Samsung Galaxy Note 7 é anunciado com 64 GB e scanner de íris; saiba preço
- Cinco jogos de motocross online para baixar de graça no celular