O Spotify pode começar a restringir o acesso a alguns discos e torná-los exclusivos de assinantes premium, segundo fontes do The Verge. A ideia é tornar a plataforma mais interessante para investidores, conforme o Spotify negocia a renovação de contratos com artistas e gravadoras. Quando consultada pelo TechTudo, a assessoria de imprensa do serviço de streaming de músicas online disse que “no momento o Spotify não vai comentar sobre o assunto”.
A exclusividade de álbuns para assinantes premium também poderia interessar artistas que não queriam suas músicas no Spotify por conta do acesso gratuito opcional, como Taylor Swift, as bandas como Tool e King Crimson, além de alguns álbuns da famoso cantora Adele.
Spotify pode fazer mudanças em seu plano pago (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
Vale lembrar que alguns artistas também possuem exclusividades ou preferência para lançar primeiro em plataformas concorrentes, como Apple Music ou TIDAL, serviço de streaming musical do rapper Jay-Z. Ambos são pagos em sua totalidade e possuem períodos curtos de
... gratuidade limitada. Entre estes artistas estão grandes nomes, como Rihanna, Drake, Beyoncé e Kayne West.
Ainda assim, até o momento, não há planos para que o Spotify acabe com sua modalidade gratuita, que inclui anúncios no formato de áudio, apesar da aparente futura maior valorização dos planos pagos.