Embora os analistas do setor acreditassem que a linha de memórias RAM DDR fosse terminar na sua quarta geração (DDR4), isso não aconteceu. Contrariando essa tendência, o grupo JEDEC, responsável pela padronização e desenvolvimento das principais tecnologias de memórias atuais, anunciou que o desenvolvimento de especificações para a nova DDR foi iniciado, e será finalizado no próximo ano.
Com isso, o padrão DDR5 sucederá a memória DDR4 atual. Melhor ainda, pelas informações, as novas memórias serão duas vezes mais rápidas que a atual DDR4, e também mais eficientes em consumo de energia.
Além da informação da continuidade das memórias DDR, o anúncio surpreende ao afirmar que as futuras DDR5 terão o dobro da capacidade de gigabyte de DIMMs da DDR4. Na verdade, esse incrível acréscimo é uma consequencia direta do fato de que essas memórias serão produzidas com o dobro da densidade das DDR4.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Dos atuais computadores, os servidores voltados para aplicações de bancos de dados serão os que mais se beneficiariam de todo o potencial das memórias DDR5. Isso porque aplicativos como bancos de dados estão cada vez mais famintos por velocidade e processamento. Empresas como Dell e HP estão duplicando a capacidade da memórias e seus servidores com taxas rápidas para lidar com essas aplicações.
Como as memórias DDR5 estão na fase inicial do
Por exemplo, uma versão de baixa potência de memórias DDR5 poderia ser produzida para equipar dispositivos mobile, como acontece atualmente com o Samsung Galaxy S8, que possui memória LPDDR4.
Pendrive protegido contra gravação? Veja o que fazer no Fórum do TechTudo
Além disso, os fabricantes de chips e placas-mãe também terão que construir suporte para a nova memória DDR5, e esse processo pode demorar mais de um ano após a liberação da especificação. Consequentemente, até que o padrão DDR5 se torne algo real, as DDR4 ainda terão muita tempo de vida.
Até lá, os fabricantes estarão desenvolvendo novas formas de memória para competir com a DDR5. No próximo ano, a Intel irá entregará as memórias DIMM Optane , que poderão substituir as DDR. A Optane tem a vantagem de ser capaz de reter dados mesmo se um computador for desligado, algo que DDR DRAM não pode fazer.
Via PCWorld
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- FIFA 19: lista traz os melhores Ícones do game
- Confira as novidades da atualização de Natal do Overwatch
- Facebook em conexão lenta: Feed de Notícias fica mais leve no celular
- Inbox by Gmail: como usar o novo serviço de e-mail do Google
- Como responder conversas antigas no Telegram
- Como mover a barra de endereços do Chrome para baixo no Android
- Apps para Android: Popcorn Buzz, DinnerTime Plus e mais tops da semana
- Notebook de entrada da Positivo ganha versão dourada após pedido de usuários
- CS:GO: MIBR vence Swole Patrol na ESL Pro League Season 11 NA
- Kindle, Lev ou Kobo: Qual e-reader oferece o melhor custo-benef?cio?