O Adobe Photoshop Lightroom é um organizador e editor de fotos profissional, disponível também para instalação no computador. Por causa de seus recursos avançados e mídias pesadas, é possível que o programa fique mais lento para inicializar ou executar funções, principalmente em PCs mais básicos.
Como adicionar filtros em fotos com o Photoshop Lightroom
Para tentar resolver esse problema, o usuário pode seguir algumas dicas. Os ajustes podem ser feitos nas configurações do programa ou aproveitando recursos como reduzir o peso das fotos na edição com o Smart Preview ou, até mesmo, ativar o processador gráfico no seu PC. Veja neste tutorial dez truques para deixar o programa mais rápido.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Vale lembrar que o Adobe Photoshop Lightroom tem integração com o Adobe Creative Cloud para sincronizar as mídias e fazer download. Além disso, você pode conhecer o Lightroom online, que tem versão de testes por 30 dias e acesso web. Os testes foram feitos no Lightroom CC.
1. Renderizar preview em 1:1
Criar um preview no formato de 1:1 ao importar as imagens tem a vantagem de exibir 100% dos pixels reais, gerando também a visualização de mínimas e padrão (standard). Com isso, o sistema já deixa tudo pronto para o acesso do Lightroom, sem precisar gerar um novo preview. Essa função pode poupar processamento e tempo para quem utiliza o software com frequência. Para ajustar, ao importar, observe a aba de “Tratamento de arquivos” e altere em “Criar visualizações”, selecionando para renderizar em “1:1″.
2. Delete os previews do catálogo
Para economizar o espaço no disco e deixar o processamento do Lightroom mais rápido, experimente apagar automaticamente os previews, caso não precise mais deles. Para isso, clique no menu de “Editar”, no topo da tela e, depois, selecione “Configurações do catálogo”. Na nova tela que abrir, clique na aba de “Manipulação de arquivos” e selecione um tempo menor para descartar as visualizações (previews), como 1 dia ao invés de 30, por exemplo.
3. Evite importar duplicatas
Ao fazer a importação do seu álbum de fotos, pode acontecer de existirem imagens repetidas. Para economizar tempo e processamento, na hora de selecionar os arquivos marque a opção “Não importar possíveis duplicatas”, na categoria de “Tratamento de arquivos”. Assim você também poupa espaço no Lightroom e não deixa o programa tão pesado.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
4. Otimize os previews para o tamanho do monitor
O usuário pode personalizar a criação dos previews para o tamanho (pixels) do seu monitor. Assim, não será necessário fazer uma segunda importação, com imagens menores ou maiores do que as suas visualizações atuais. Então, para fazer esse ajuste, acesse o menu de “Editar” e, depois, clique em “Configurações do Catálogo”.
Na aba de “Manipulação de arquivos” altere o “Tamanho de visualização padrão” para as medidas em pixels (máximo) do seu monitor (normalmente há uma opção de automático). Mude também a “Qualidade das visualizações”, mantendo como médio e não em alta resolução. Confirme em “Ok”.
5. Aumente o tamanho do cache e limpe com frequência
Por padrão, esse cache de câmera Raw vem com 1 GB de espaço. No entanto, é recomendado manter esse tamanho em no mínimo 10 GB. Assim, o computador vai poder
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Snapchat facilita zoom em vídeos com uma das mãos; use apenas um dedo
- Tudo sobre a maquininha Cielo Zip: veja preços e taxas antes de comprar
- Algorithmia usa deep learning para colorir fotos em preto e branco
- Três sites para transformar fotos em ASCII Art
- Neymar Jr. Quest é um dos melhores jogos inspirados em atletas famosos
- Como aplicar o efeito Vivid Light No Photoshop
- Assassin’s Creed Syndicate vai ganhar DLC com Jack, o Estripador
- LG G7 faz tudo certo, mas esbarra na inovação das outras marcas
- Novo teclado da Razer promete digitação confortável e mais rápida
- Como instalar o Safari Technology Preview